dc.contributor.advisor1 | MOURA, Heliud Luis Maia | |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T21:59:04Z | |
dc.date.available | 2023-01-23T21:59:04Z | |
dc.date.issued | 2022-10-31 | |
dc.identifier.citation | MACIEL, Glaiany Pinheiro. Atividades didáticas integradas no ensino de língua portuguesa relações: dialógicas no campo jornalístico-midiático. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/752 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/752 | |
dc.description.abstract | Investigating a pedagogical action that indicates possible and necessary ways for a
linguistic reflection that aims to expand the student's linguistic-discursive capacity is
the main scope of this work, for this, we developed a teaching proposal, which uses
the discursive genres, belonging to the journalistic field -mediatic. In this approach, we
present Bakhtin's theory and the theory of Integrated Didactic Activities (ADI's) created
by Moura (2017). The ADI's strategies refer to an educational practice carried out in
cycles, to help in the formation of responsive subjects and the full exercise of reflection
and mastery of the language, regarding its use. In the theoretical framework we
researched authors such as Marcuschi (2008, 2010), Kleiman (2002), Moura (2017,
2019), Antunes (2003), Fiorin (2011) and Bakhtin's theoretical assumptions (1997,
2006, 2010). Under this bias, from the interactionist perspective in the teaching of
discursive genres in the journalistic-media field, we prioritize the axes of orality,
reading, writing and linguistic reflection, and from the Fake News theme, we follow the
proposal of cyclical didactic action based on the ADIs of Moore (2017). For this, we
developed a teaching proposal using the reportage discursive genre, applied during
the 2021 school year, with the students of the 9th grade of Elementary School of the
State School Professora Nanci Nina Costa (Macapá-Amapá). We developed a
participatory research, with the teacher playing the role of researcher. We organize the
pedagogical work, in accordance with what is established in official documents, such
as: BNCC (2018) and RCA (2019) that propose strategies for teaching the Portuguese
language and aim at the critical formation of the subject, so that he develops a
responsive posture and be able to understand the language, reflect on it and know how
to use it in their various social activities. Through this research it was possible to
conclude that the main genre reportage is a tool that makes possible the formation of
readers and text producers according to the discursive perspective, also contributing
with advances in their orality and linguistic reflection. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Gêneros de discurso | pt_BR |
dc.subject | Atividades Didáticas Integradas | pt_BR |
dc.subject | Campo Jornalístico-Midiático | pt_BR |
dc.title | Atividades didáticas integradas no ensino de língua portuguesa relações: dialógicas no campo jornalístico-midiático | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4465290502640946 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3533256621718952 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investigar uma ação pedagógica que indique caminhos possíveis e necessários para
uma reflexão linguística que visa ampliar a capacidade linguístico-discursiva do aluno
é o principal escopo deste trabalho, para isto, desenvolvemos uma proposta de
ensino, que utiliza os gêneros discursivos, pertencentes ao campo jornalísticomidiático. Nessa abordagem, apresentamos a teoria de Bakhtin e a teoria das
Atividades Didáticas Integradas (ADI’s) criadas por Moura (2017). As estratégias das
ADI’s se referem a uma prática educativa realizada em ciclos, para auxiliar na
formação de sujeitos responsivos e o pleno exercício da reflexão e o domínio da
língua, quanto ao seu uso. No referencial teórico pesquisamos autores, como
Marcuschi (2008, 2010), Kleiman (2002), Moura (2017, 2019), Antunes (2003), Fiorin
(2011) e os pressupostos teóricos de Bakhtin (1997, 2006, 2010). Sob este viés, da
perspectiva interacionista no ensino dos gêneros discursivos do campo jornalísticomidiático, priorizamos os eixos de oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, e a
partir do tema Fake News, seguimos a proposta de ação didática cíclica baseada nas
ADIs de Moura (2017). Para isto, elaboramos uma proposta de ensino utilizando o
gênero discursivo reportagem, aplicada no decorrer do ano letivo de 2021, com os
alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Nanci Nina
Costa (Macapá-Amapá). Desenvolvemos uma pesquisa participante, com a
professora exercendo o papel de pesquisadora. Organizamos o trabalho pedagógico,
de acordo com o estabelecido em documentos oficiais, como: BNCC (2018) e RCA
(2019) que propõem estratégias para o ensino da Língua Portuguesa e almeja a
formação crítica do sujeito, de modo que ele desenvolva uma postura responsiva e
seja capaz de entender a língua, refletir sobre ela e saber utilizá-la em suas diversas
atuações sociais. Por meio desta pesquisa foi possível concluir que o gênero principal
reportagem é uma ferramenta que torna possível a formação de leitores e produtores
de textos segundo a perspectiva discursiva, contribuindo também com avanços na sua
oralidade e reflexão linguística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Linguagens e Letramento | pt_BR |
dc.creator | MACIEL, Glaiany Pinheiro | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |