dc.contributor.advisor1 | SILVA, Ana Maria Vieira | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T18:28:11Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T18:28:11Z | |
dc.date.issued | 2021-12-23 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Hamilton José Fernandes da. Narrativas orais da Amazônia: histórias contadas, histórias criadas em turma de 7º ano do ensino fundamental. Orientador:Ana Maria Vieira Silva. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/753 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/753 | |
dc.description.abstract | This dissertation presents an intervention proposition called Stories Told, Stories Made, which
exercises the reading and writing of the Oral Narratives of the Amazon (ONAs) in a 7th grade
elementary school class. It’s based on two principles: 1) the crescent disincentive of students
to reading and, consequently, to writing; and 2) the presence of oral narratives of a regional
character in the local folk imagery, intertwined to the living and history of the people. This
dissertation seeks to clarify if working with ONAs in the classroom has a positive impact on
the improvement of reading and textual production of the students, and in which way this
would occur. For that, it seeks is fundaments in BAYARD (1995) and ELIADE (1972), for an
understanding of what myths and legends are; LOUREIRO (1995), who presents the
enchantments and the amazon folk imagery, supported by TODOROV (1975) and CHIAMPI
(2008), with their notions of the literary fantastical and wonderful; ZUMTHOR (2010) and
their concepts of performance and dramatic charge in oral narratives; RYAN (2013), who
presents the notions of transfictionality and the crossover of characters and narrative
universes; THIOLLENT (1986) and BRANDÃO e BORGES (2007), who lay the bases of the
research methodology used in the intervention project. Starting from there, we present the
ONAs under various media, catching the student’s attention and making them identify
themselves with the story being told, as well as value their own living experience. This was
also a stimulus to create a rereading, in written format, of the presented narratives. In the end,
it was noted that the work with ONAs in the classroom does, in fact, stimulate creativity in
the textual production, showing the importance of giving value to such narratives, especially
because they give the student the opportunity of recognizing themselves as the protagonist of
their culture, and to feel valued for the knowledge they carry with themselves. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Narrativas orais da Amazônia | pt_BR |
dc.subject | oralidade | pt_BR |
dc.subject | produção textual | pt_BR |
dc.title | Narrativas orais da Amazônia: histórias contadas, histórias criadas em turma de 7º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9551738995177316 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta a proposta de intervenção Histórias Contadas, Histórias Criadas,
que trabalha a leitura e escrita de Narrativas Orais da Amazônia (NOAs) em turma de 7º ano
do ensino fundamental. Parte de dois princípios, a saber: 1) o crescente desestímulo dos
alunos à leitura e, concomitantemente, à escrita; e, 2) a presença de narrativas orais de caráter
regional no imaginário local, interligadas à vivência e à história do povo. A dissertação
procura, então, esclarecer se o trabalho com as NOAs em sala de aula tem impacto positivo no
aprimoramento da leitura e produção textual dos alunos, e de que forma isso se daria. Para
tanto, busca os fundamentos em BAYARD (1955) e ELIADE (1972) para entendimento do
que seja mito e lenda; LOUREIRO (1995), que nos apresenta as encantarias e o imaginário
amazônico, amparado por TODOROV (1975) e CHIAMPI (2008), com suas noções do
fantástico e do maravilhoso na literatura; ZUMTHOR (2010) e seus conceitos de performance
e carga dramática nas narrativas orais; RYAN (2013), apresentando as noções de
transficcionalidade e crossover de personagens e universos narrativos; THIOLLENT (1986) e
BRANDÃO e BORGES (2007), embasando a metodologia de pesquisa participante utilizada
no projeto de intervenção. A partir disso, apresentamos as NOAs sob diversas mídias,
captando a atenção do aluno e fazendo-o se identificar com a história contada, valorizando sua
própria vivência. Isso também serviu de estímulo para se fazer uma releitura, em texto escrito,
das narrativas apresentadas. Ao final, notamos que o trabalho com as NOAs em sala de aula
incentiva a criatividade na produção textual, mostrando a importância de se valorizar tais
narrativas, principalmente por possibilitar ao aluno reconhecer-se protagonista de sua cultura
e se sentir valorizado pelo conhecimento que carrega consigo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Hamilton José Fernandes da | |
dc.publisher.department | Brasil | pt_BR |