dc.contributor.advisor1 | MORAIS, Andrei dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T19:47:27Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T19:47:27Z | |
dc.date.issued | 2022-06-30 | |
dc.identifier.citation | MORAES, José Ribamar Batista de. Apropriação do smartphone na prática educativa: uma proposta de estratégia de leitura na educação de jovens e adultos. Orientador: Andrei dos Santos Morais. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/754 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/754 | |
dc.description.abstract | This dissertation is affiliated to the Program of Professional Master’s Degree in Arts of the
Federal University of Western Pará. It is part of the Language and Literacy research area on
Reading, Writing, and Portuguese Language Teaching. It is theoretically supported by a
construcionist perspective, and focuses on the teaching and learning of reading strategies
mediated by the use of Information and Communication Digital Technologies. The goal of the
work was to present a research proposal to be carried out with young and adult education
students in primary school, so that they could develop cognitive and metacognitive reading
strategies by using their smartphones. Email accounts and a digital classroom environment
was created on google apps for the development of the research. The work was organized in
four diffferent modules, composed of didactic activities and supporting material, which were
posted for the students as written texts, videos and hiperlinks. The research was theoretically
supported by three groups of authors according to their fields of investigation: Information
and Communication Digital Technologies: Papert (1994), Valente (1999), Castells (2002) and
Almeida (2003); Young and Adult Education: Freire (1988, 1989, 1996, e 2008), Costa &
Bresolin (2019) e Haddad & Dipierro (2000); Reading Strategies: Kato (1993), Solé (1998),
Colomer & Camps (2008) and Kleiman (2011). | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Apropriação | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.title | Apropriação do smartphone na prática educativa: uma proposta de estratégia de leitura na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8063878242827656 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras da
Universidade Federal do Oste do Pará, está inserida na área de Linguagens e Letramentos,
com linha de pesquisa em Leitura, Escrita e Ensino da Língua Portuguesa numa perspectiva
construcionista com foco no ensino e na aprendizagem de estratégias de leitura mediadas por
TDIC, tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho a ser executada com
estudantes da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental a fim
de que exercitem estratégias de leitura cognitiva e metacognitiva, mediadas pelo smartphone.
Além de contas de e-mail para os estudantes, foi criada uma sala de aula digital no App
Google Sala de Aula, didaticamente dividida em quatro módulos nos quais foram postadas
atividades e material de apoio no formato texto, vídeo e hiperlink. O suporte teórico, no que
tange às TDIC, vieram dos pressupostos defendidos por Papert (1994), Valente (1999),
Castells (2002) e Almeida (2003). Já os que versam sobre a EJA foram de Freire (1988, 1989,
1996 e 2008), Costa & Bresolin (2019) e Haddad & Dipierro (2000) ; E aos que se referem às
estratégias de leitura foram das ideias de Kato (1993), Solé (1998), Colomer & Camps (2008)
e Kleiman (2011). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.creator | MORAES, José Ribamar Batista de | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |