dc.contributor.advisor1 | MOURA, Heliud Luis Maia | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T20:11:10Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T20:11:10Z | |
dc.date.issued | 2021-10-14 | |
dc.identifier.citation | COELHO, Maria de Fátima Lopes Trindade. O gênero discursivo relato de experiências a partir das atividades didáticas integradas: uma proposta de ação didática para a 4ª etapa da EJA. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/755 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/755 | |
dc.description.abstract | This work aims to present a didactic action proposal to work on the discursive gender
teaching based on the Integrated Didactic Activities (ADIs) of Moura (2017) and intends
to contribute to the process of teaching and learning the language of 4th stage students
Youth and Adult Education. To theoretically base this work, studies by some authors
were used that understand language as a constant process of interaction mediated by
dialogue, among them: Bakhtin (1981, 2003, 3006, 2010 a, 2011 [1979] 2016),
Bazerman (2007, 2011), Kleiman (2002, 2007), Koch (2006), Koch and Elias (2013),
Marcuschi (2002, 2008), Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2019). From the theme
Overcoming, a sequence of activities to be developed involving genres of the order of
reporting will be suggested, in addition to the main genre that the reporting of
experiences. By prioritizing interaction and dialogue, they should enable the
improvement of the learner's discursive capacity, enabling him to infer autonomously
in various social situations. Thus, by suggesting a teaching proposal developed from
a dialogical perspective of language, we seek to reach the point where subject of EJA
be considered as critical training, so that he develops a responsive posture and be
able to understand the language, reflect on it and know how to use it in his various
social activities. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Gênero discursivo | pt_BR |
dc.subject | Atividades Didáticas Integradas | pt_BR |
dc.subject | Responsividade | pt_BR |
dc.subject | Criticidade | pt_BR |
dc.title | O gênero discursivo relato de experiências a partir das atividades didáticas integradas: uma proposta de ação didática para a 4ª etapa da EJA | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3533256621718952 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ação didática, para se
trabalhar o ensino de gênero discursivo baseada das Atividades Didáticas Integradas
(ADIs) de Moura (2017), e pretende contribuir com o processo de ensino e
aprendizagem da língua de alunos de 4ª etapa, da Educação de Jovens e Adultos.
Para fundamentar teoricamente esse trabalho, utilizou-se estudos de alguns autores
que entendem a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo
diálogo, entre eles: Bakhtin (1981, 2003, 3006, 2010 a, 2011[1979] 2016), Bazerman
(2007, 2011), Kleiman (2002, 2007), Koch (2006), Koch e Elias (2013), Marcuschi
(2002, 2008), Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2019). A partir do tema Superação, será
sugerida uma sequência de atividades a serem desenvolvidas envolvendo gêneros da
ordem do relatar, além do gênero principal que o relato de experiências. Por priorizar
a interação e o diálogo, devem possibilitar o aprimoramento da capacidade discursiva
do aprendiz, capacitando-o a inferir com autonomia nas várias situações sociais.
Desta forma, ao sugerir uma proposta de ensino desenvolvida a partir de uma
perspectiva dialógica da linguagem, busca-se chegar ao ponto em que seja
considerada a formação crítica do sujeito da EJA, de modo que ele desenvolva uma
postura responsiva e seja capaz de entender a língua, refletir sobre ela e saber usá-
la em suas diversas atuações sociais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
dc.creator | COELHO, Maria de Fátima Lopes Trindade | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |