dc.contributor.advisor1 | FANCA, Luiz Fernando de | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T21:06:31Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T21:06:31Z | |
dc.date.issued | 2021-08-13 | |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Marlisson Sousa de. Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental . Orientador: Luiz Fernando de Fanca. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras ) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Intituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/756 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/756 | |
dc.description.abstract | This research, entitled “Portuguese Language Textbook and Law 10.639/2003: (ex)
inclusion of the black theme in the material of the 6th year of Elementary School” –
aims to investigate the implementation of Law 10.639/2003 in two textbooks of
Portuguese Language for the 6th year of Elementary School distributed by the National
Textbook Program (PNLD): To live together – Portuguese, by Ana Elisa de Arruda
Penteado (2015) and Tecendo Linguagens, by Tania Amaral Oliveira and Lucy
Aparecida Melo Araújo (2018 ). Based on authors who discuss racial issues in Brazilian
education, such as Gomes (2005), Silva (2005; 2011), Munanga (2005), Amador de
Deus (2008), Ribeiro (2013), among others, as well as in the anti-racist educational
legislation, this is a bibliographical research that is centered on verifying whether,
seventeen years after the institution of the law, the textbook has included or silenced
the black theme in school. As this material is widely circulated both inside and outside
the school space, books play a leading role in the formation of the individual and can
serve as political instruments for the dissemination and/or deconstruction of
stereotypes and racist discourses. In this sense, to assess the presence or absence
of blacks in the materials, our analysis is directed towards two main aspects that
structure the Portuguese language textbook: the texts, proposed activities and the
authors. In addition to the work of analyzing the chosen material, it is also intended to
present as a proposal for pedagogical intervention, from the books analyzed, a set of
didactic strategies that favor Portuguese language teaching with a focus on promoting
racial equality in the classroom and advance in the process of critical inclusion of the
black theme in school. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | temática negra | pt_BR |
dc.title | Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003: (ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7426313673822569 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa intitulada “Livro didático de Língua Portuguesa e a Lei 10.639/2003:
(ex)inclusão da temática negra no material do 6º ano do Ensino Fundamental” – tem
por objetivo de investigar a implementação da Lei 10.639/2003 em dois livros didáticos
de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental distribuídos pelo
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): Para viver juntos – português, de Ana
Elisa de Arruda Penteado (2015) e Tecendo Linguagens, de Tania Amaral Oliveira e
Lucy Aparecida Melo Araújo (2018). Com base em autores(as) que discutem a
temática racial na educação brasileira, tais como Gomes (2005), Silva (2005; 2011),
Munanga (2005), Amador de Deus (2008), Ribeiro (2013), dentre outros, bem como
na legislação educacional antirracista, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que está
centrada em verificar se, passados dezessete anos da instituição da Lei, o livro
didático tem incluído ou silenciado a temática negra na escola. Por se tratar de um
material de grande circulação dentro e fora do espaço escolar, os livros têm um
protagonismo na formação do indivíduo e podem servir como instrumentos políticos
de difusão e/ou de desconstrução de estereótipos e de discursos racistas. Nesse
sentido, para avaliar a presença ou a ausência negra nos materiais, nossa análise
está direcionada para dois aspectos principais que estruturam o livro didático de língua
portuguesa: os textos, atividades propostas e os (as) autores (as). Além do trabalho
de análise do material escolhido, busca-se também apresentar como proposta de
intervenção pedagógica, a partir dos próprios livros analisados, um conjunto de
estratégias didáticas que privilegie um ensino de língua portuguesa com foco na
promoção da igualdade racial em sala de aula e avance no processo de inclusão
crítica da temática negra na escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | Linguagens, Literatura e Educação | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
dc.creator | ANDRADE, Marlisson Sousa de | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |