dc.contributor.advisor1 | MOURA, Heliud Luis Maia | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T22:18:40Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T22:18:40Z | |
dc.date.issued | 2021-12-10 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Paula Andréa Grandal de. Atividades didáticas integradas: proposição de aprendizagens com gêneros discursivos em tempos de pandemia. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2021. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/757 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/757 | |
dc.description.abstract | This work was born from the reflections fostered in the classes of the Professional
Master's Degree Program in Letters – PROFLETRAS, and from everyday experiences
with the teaching of the mother tongue. Its objective is to propose a pedagogical practice
for elementary school students, based on activities that integrate orality, reading, writing
and linguistic reflection, based on the study of discursive genres, in favor of the
development of reading and production skills and, consequently, the expansion of
possibilities for individuals' participation in the different social fields in which they
operate. This pedagogical proposal was designed because the current teaching model still
prioritizes, in Portuguese classes, the contents of normative grammar, using the text only
as an anchor for the study of formal contents, denying the protagonism of social contexts
and situations communication realities present in the discursive genres. As a theoretical
basis for this work, scholars of the language Bakhtin (1997, 2011, 2013, 2016), Kleiman
(2007, 2008, 2010, 2016), Rojo (2012, 2013), Antunes (2010,2013,2017) stand out.
Marcuschi (2005) and Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2017d, 2019) who, following
Bakhtin's line of research, developed the study of ADIs (Integrated Teaching Activities)
of Orality, Reading, Writing and Linguistic Reflection). The research we propose also
considered a new element in the current scenario of Brazilian education, the COVID-19
pandemic, which constitutes a challenge for teaching-learning by demanding behaviors
and educational tools different from those commonly adopted by schools. The
applicability of the project proved to be fruitful for the teaching-learning of the mother
tongue, through discursive genres, as it contributed to the construction of knowledge
based on the relationship between orality, reading, writing and linguistic reflection, in
communicative situations of real uses of the language. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Atividades Didáticas Integradas | pt_BR |
dc.title | Atividades didáticas integradas: proposição de aprendizagens com gêneros discursivos em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3533256621718952 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho nasceu das reflexões fomentadas nas aulas do Programa de Mestrado
Profissional em Letras – PROFLETRAS, e das experiências cotidianas com o ensino de
língua materna. Seu objetivo é propor uma prática pedagógica aos alunos do Ensino
Fundamental, pautada em atividades que integrem oralidade, leitura, escrita e reflexão
linguística, com base no estudo de gêneros discursivos, em favor do desenvolvimento da
capacidade de leitura, de produção e, por conseguinte, da ampliação das possiblidades de
participação dos indivíduos, nos diferentes campos sociais em que atuam. Esta proposta
pedagógica foi pensada, em virtude de o modelo de ensino atual ainda priorizar, nas aulas
de Português, os conteúdos da gramática normativa, usando o texto apenas como âncora
para o estudo dos conteúdos formais, negando o protagonismo dos contextos sociais e as
situações reais de comunicação presentes nos gêneros discursivos. Como base teórica
deste trabalho destacam-se os estudiosos da linguagem Bakhtin (1997, 2011, 2013, 2016),
Kleiman (2007, 2008, 2010, 2016), Rojo (2012, 2013), Antunes (2010,2013,2017),
Marcuschi (2005) e Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2017d, 2019) que, seguindo a linha de
pesquisa de Bakhtin, desenvolveu o estudo das ADIs (Atividades Didáticas Integradas)
de Oralidade, Leitura, Escrita e Reflexão Linguística). A pesquisa a que nos propomos
considerou também um elemento novo, no cenário atual da educação brasileira, a
pandemia da COVID-19, que se constitui um desafio para o ensino-aprendizagem ao
demandar comportamentos e ferramentas educacionais diferentes das, comumente,
adotadas pelas escolas. A aplicabilidade do projeto mostrou-se profícua ao ensinoaprendizagem de língua materna, por meio de gêneros discursivos, na medida em que
contribuiu para a construção de saberes pautados na relação entre a oralidade, leitura,
escrita e reflexão linguística, nas situações comunicativas de usos reais da língua. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
dc.creator | ALMEIDA, Paula Andréa Grandal de | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |