dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Zair Henrique | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T22:30:12Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T22:30:12Z | |
dc.date.issued | 2019-11-30 | |
dc.identifier.citation | FARIAS, Rosilene de Araújo. O protagonismo da biblioteca escolar: ratificando (ou não) a importância do espaço para a promoção da cultura letrada. Orientador: Zair Henrique Santos. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/758 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/758 | |
dc.description.abstract | School environment has got a space that is supposed to be of privilege to the formation of
readers. Unfortunately, it is not what can be seen every day in Brazilian education institutes.
Either there is space, but there are not books; or there is both space and books, but there is not
pedagogical proposals that bring students closer to the books, raising their interest for reading.
In the view of this problem, this research assumes that a well-structured library, with up-todate collections and didactical proposals well defined for motivating reading, can collaborate
significantly to the formation of readers at schools. Thus, this research has the aim of
revitalizing the public library of the elementary school A Mão Cooperadora, located in the
town of Itaituba-Pará, in order to check whether there has been an increase in the formation of
reader and what resulting benefits of that contact through the library were. This study is of
interpretive and intervention nature, and is made up of three fundamental phases: exploratory,
filed research and analysis of material and is supported mainly by the studies of Britto (2012;
2015); Candido (2011); Silva (1984; 1993); Santos (2016); Bértolo (2014); Milanesi (2013)
and Todorov (2014). The production and analysis of data used the procedures of qualitative
research, by using the following tools: journal, images log, questionnaires and interviews. The
research is linked to Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, of
Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, and has had The Library William Gabriel
with an archive of three thousand books about world literature. Research results have revealed
significant expansion in the library attendance by junior and senior elementary students in the
library, developing reading and text comprehension skills, as well as an improvement in the
interaction and humanization of students. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject | Cultura Letrada | pt_BR |
dc.title | O protagonismo da biblioteca escolar: ratificando (ou não) a importância do espaço para a promoção da cultura letrada | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8018334456187943 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0337926418959819 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ambiente escolar possui um espaço privilegiado para a formação do leitor. Infelizmente,
não é o que se percebe ocorrer no cotidiano das instituições brasileiras de ensino. Tem-se o
espaço, mas não se tem os livros; ou têm-se o espaço e os livros, mas não se têm propostas
didáticas que aproximem os alunos dos livros e despertem neles o interesse pela leitura.
Considerando esse problema, e com a finalidade de revitalizar e com a pressuposição de que
uma biblioteca bem estruturada, com acervo atualizado e propostas didáticas bem definidas de
incentivo à leitura pode colaborar significativamente com a formação de leitores nas escolas.
Assim, a pesquisa tem como finalidade revitalizar a biblioteca da escola de ensino
fundamental A Mão Cooperadora, localizada no município de Itaituba-PA. Essa pesquisa teve
como objetivo verificar se houve ampliação na formação de alunos leitores e quais os
benefícios resultantes do contato com a leitura através da biblioteca. Este estudo é de natureza
interpretativa e interventiva e constitui-se de três fases fundamentais: exploratória, trabalho de
campo e análise do material, e se sustenta principalmente nos estudos de Britto (2012; 2015),
Candido (2011), Silva (1984; 1993), Santos (2016), Bértolo (2014), Milanesi (2013) e
Todorov (2014). A produção e análise dos dados valeram-se dos procedimentos da pesquisa
qualitativa, por meio dos seguintes instrumentos: caderno de notas, registros de imagens,
questionários e entrevistas, buscou responder a seguinte questão: “uma biblioteca bem
equipada, com acervo e equipamentos de qualidade, amparada por ações planejadas de leitura,
pode se tornar um centro de disseminação de cultura letrada no âmbito escolar, e assim
assumir o protagonismo na formação das pessoas?”. A pesquisa está vinculada ao Programa
de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Federal do Oeste do Pará –
Ufopa e teve como “produto” final a reconstrução da Biblioteca Willian Gabriel com um
acervo de três mil livros, em sua maioria literário. Os resultados da investigação revelaram
significativa ampliação da frequência da comunidade e dos alunos do ensino fundamental,
menor e maior, na biblioteca, desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão de
textos, bem como melhora na interação e humanização dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | diversidade social e práticas docentes | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
dc.creator | FARIAS, Rosilene de Araújo | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |