dc.contributor.advisor1 | PAIVA, Roberto do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T18:39:42Z | |
dc.date.available | 2023-01-25T18:39:42Z | |
dc.date.issued | 2022-04-29 | |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Verônica da Silva. Narrativas orais populares: uma proposta metodológica para a inserção da oralidade no ensino de língua portuguesa. Orientador: Roberto do Nascimento Paiva.2022. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/759 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/759 | |
dc.description.abstract | This work aims to suggest a teaching strategy for the oral modality, with the use of oral
narratives, to promote Portuguese language teaching that favors the development of linguisticdiscursive skills of students in the 7th year of elementary school, in a school from the state
education network, in the municipality of Parintins – AM. This proposal emerged from the need
to seek alternatives with language teaching practices that promote the appreciation of orality in
the school context, starting from the appreciation of popular knowledge for the development of
students' communicative skills. Based on a study based on theoretical concepts about orality
and oral traditions in the teaching-learning process, analyzes were carried out on a diagnostic
questionnaire applied to the teachers participating in the research, which sought to investigate
orality teaching strategies in Portuguese language classes, whose result contributed to the
development of the intervention proposal. The methodology adopted in this work consists of
the presentation of a didactic sequence, as a suggestion to work the oral modality in 7th grade
elementary school classes. The main scholars used to reference this study are: Marcuschi (2003
– 2010); Carvalho and Ferrarezi Jr. (2018), Castilho (2000), Leal, Brandão and Lima (2012),
among others. The main results of the research intended to present a proposal of didactic action
for the oral modality, in order to contribute to the development of linguistic-discursive skills of
students in the 7th year of elementary school. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Narrativas orais | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Narrativas orais populares: uma proposta metodológica para a inserção da oralidade no ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8407599730268736 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo sugerir uma estratégia de ensino da modalidade oral, com a
utilização das narrativas orais, para promover um ensino de Língua Portuguesa que favoreça o
desenvolvimento das habilidades linguístico-discursivas dos estudantes do 7º ano do ensino
fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino, do município de Parintins –AM. Essa
proposta surgiu da necessidade de se buscar alternativas com práticas de ensino da língua que
promovam a valorização da oralidade no contexto escolar, partindo da valorização do saber
popular para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos estudantes. A partir de um
estudo ancorado em concepções teóricas acerca da oralidade e das tradições orais no processo
de ensino-aprendizagem, foram realizadas análises de um questionário diagnóstico aplicado às
docentes participantes da pesquisa, que buscou investigar as estratégias de ensino de oralidade
nas aulas de Língua Portuguesa, cujo resultado contribuiu para o desenvolvimento da proposta
de intervenção. A metodologia adotada neste trabalho consistiu na apresentação de uma
sequência didática, como sugestão para trabalhar a modalidade oral em turmas de 7º ano do
ensino fundamental. Os principais estudiosos utilizados para referenciar este estudo são:
Marcuschi (2003 – 2010); Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Castilho (2000), Leal, Brandão e
Lima (2012), dentre outros. Os principais resultados da pesquisa intencionaram apresentar uma
proposta de ação didática para a modalidade oral, com o intuito de contribuir para o
desenvolvimento das habilidades linguístico-discursivas dos estudantes do 7° ano do ensino
fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.creator | NOGUEIRA, Verônica da Silva | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |