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Título: A Universidade Aberta do Brasil na Amazônia paraense: desafios à gestão do polo de apoio presencial UAB Juruti
metadata.dc.creator: COELHO, Aldilene Lima
BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo
Palavras-chave: Educação superior – Pará;EaD;Sistema UAB;Gestão de polos;Amazônia
Data do documento: 2021
Editor: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
Citação: COELHO, Aldilene Lima; BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. A Universidade Aberta do Brasil na Amazônia paraense: desafios à gestão do polo de apoio presencial UAB Juruti. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 9786580423118. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1016 Acesso em:
Resumo: A Educação a Distância - EaD pode ser considerada um dos mais relevantes avanços ao ingresso no sistema de ensino dos últimos tempos. O ensino a distância no Brasil se tornou uma modalidade através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB nº 9.394/1996, fomentando sua oferta em todos os níveis no país. Por meio desta modalidade de ensino, um número cada vez maior de pessoas tem conseguido dar seguimento a sua formação acadêmica e profissional, seja ela inicial e/ou continuada, daí a importância de conhecer suas bases, assim como o seu cenário e os fatos que vem contribuindo para sua consolidação. Quanto ao Sistema UAB, o Governo Federal o institucionalizou por meio do Decreto nº 5.800/2006 (BRASIL, 2006), a fim de democratizar e interiorizar o ensino público à população desprovida do acesso à educação superior. Devido às dimensões do território brasileiro, a implantação de um projeto desta magnitude exige elevado nível de organização. Neste aspecto, Vendruscollo (2012, p.13 – 25), relata que: A execução do projeto Universidade Aberta do Brasil desenhou um novo cenário em nosso país no que diz respeito à oportunidade de acesso ao ensino superior, bem como aos conceitos de educação a distância. [...] e os principais desafios concentram-se na gestão do sistema e dos polos de apoio presencial e na sua sustentabilidade e continuidade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1016
ISBN: 978-65-80423-11-8
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