Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1162
Título: Educação do campo: desafios e perspectivas na formação continuada de professores das escolas de várzea no município de Santarém-Pará
metadata.dc.creator: RÊGO, Noélia de Sá
Palavras-chave: Educação;Formação de professores;Prática docente;Amazônia;Várzea
Data do documento: 27-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: RÊGO, Noélia de Sá. Educação do campo: desafios e perspectivas na formação continuada de professores das escolas de várzea no município de Santarém-Pará. Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha. 2023. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1162
Abstract: The study investigates the continuing education and training of teachers who work in floodplain schools in the municipality of Santarém-Pará, since the implementation of the Municipal Education Plan (2015 to 2025), with a strategy to promote the training of teachers who work in schools in rural villages, considering their differences and specificities, which served as an indicator to verify how the continuing education and training developed by the Municipal Department of Education (SEMED) contributes to the work of teachers who work in a floodplain schools in the Municipality of Santarém. The general objective of the research was to investigate how the continuing education developed by SEMED has contributed to the pedagogical practice of teachers that work in schools in floodplain villages. This is a qualitative research, using the case study method, based on documentary research and field work. The research site was a main school located in the Agroextractive Settlement Project (PAE) Aritapera, floodplain area, in the municipality of Santarém-Pará. To reach the objective, we carried out a study of the literature on rural education and continuing education of teachers and analyzes of documents prepared and disseminated by the Ministry of Education, the Municipal Education Plan and the Pedagogical Political Project of the researched school. Interviews were carried out with semi-structured questions with: 1 (one) Education coordinator of Fields/Rivers, 1 (one) director and 7 (seven) teachers who work in Elementary Education from the first to the ninth year and who are part of the faculty of the school since 2015. The data obtained was interpreted using the technique of content analysis. The results show that the municipality does not have a continuing education and training policy to meet the needs of teachers who work in rural village schools. Training provided by the municipality is the result of federal programs and a partnership with the Ayrton Senna Institute. However, these formations are generalist and do not contemplate the demands and specificities of rural schools. Thus, they contribute little to the pedagogical practice of teachers who work in these schools. This shows the need to rethink the initial and continuing education of teachers who work in rural schools in this region. When it comes to floodplain schools, it is important to consider that most teachers work with multigrade classes. This requires from the teacher broad knowledge, contextualized about this reality. It also reveals the need to think about public policies that value teachers and provide adequate working conditions.
Resumo: O estudo investiga a formação continuada de professores que atuam em escola de várzea no município de Santarém-Pará, a partir da implementação do Plano Municipal de Educação (2015 a 2025), o qual tem como estratégia promover a formação continuada de professores das escolas do campo considerando suas diferenças e especificidades, o que serviu de indicador para se questionar como a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) contribui com o trabalho dos professores que atuam em escola de várzea no Município de Santarém. A pesquisa teve como objetivo geral investigar como a formação continuada desenvolvida pela SEMED tem contribuído para a prática pedagógica dos professores da escola da várzea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso, realizado com base em pesquisa documental e trabalho de campo. O local da pesquisa foi uma escola polo situada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Aritapera, área de várzea, no município de Santarém-Pará. Para alcançar o objetivo, realizamos estudo da literatura sobre a educação do campo e formação continuada de professores e foram realizadas análises de documentos elaborados e divulgados pelo Ministério da Educação, Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico da escola pesquisada. Realizaram-se entrevistas com perguntas semiestruturadas com: 1 (um) coordenador de Educação do Campo/Rios, 1 (uma) diretora e 7 (sete) professores que atuam no Ensino Fundamental de primeiro ao nono ano e que fazem parte do corpo docente da escola desde 2015. Os dados obtidos foram interpretados mediante a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que o município não dispõe de uma política de formação continuada para atender às necessidades dos professores que atuam nas escolas do campo/várzea. As formações realizadas pelo município são resultantes dos programas federais e da parceria com o Instituto Ayrton Senna. Todavia essas formações são generalistas e não contemplam as demandas e especificidades das escolas do campo. Dessa forma, contribuem pouco para a prática pedagógica dos professores que atuam nesses espaços. O que mostra a necessidade de formação inicial e continuada dos professores que atuam nas escolas do campo dessa região. Em se tratando das escolas de várzea, é importante considerar que a maioria funciona com classes multisseriadas. Isso exige do professor conhecimento amplo, contextualizado sobre essa realidade. Revela também a necessidade de que sejam pensadas políticas públicas que valorizem o professor e deem condições adequadas de trabalho.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1162
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducaçãoDoCampoDesafios.pdf4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.