Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1273
Título: Ensino de Inglês para uma Educação Antirracista: desafios e possibilidades
metadata.dc.creator: SOUZA, Kamila Mayara Sampaio
Palavras-chave: Ensino de inglês;Educação antirracista;Lei 10.639/2003;Relações étnico-raciais
Data do documento: 30-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUZA, Kamila Mayara Sampaio. Ensino de Inglês para uma Educação Antirracista: desafios e possibilidades. Orientadora: Silvia Cristina Barros de Souza Hall. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Inglês ) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1273
Abstract: Considering the importance of the Law 10.639/2003, which establishes requirements for the teaching of Afro-Brazilian history and culture in schools, this research aimed to understand how ethnic-racial relations and Afro-Brazilian history are discussed in English classes. In this regard, an online questionnaire was applied to English teachers, with the objective of verifying presence or absence of ethnic-racial relations and Afro- Brazilian history in English classes and identify how these discussions are happening in schools. And also, a bibliographic research was carried out to contributed and updating theoretical fundamentals of this research and understand, through works previously published, what is said about the inclusion of ethnic-racial relations in English classes. Questionnaires were applied to 8 english teachers, and there was greater participation of teachers from private schools, between the age of 22-51, 75% (6) of the teachers said they don’t include ethnic-racial and Afro-Brazilian history relations in English classes, however, 7 of the teachers consider it important to include thnic-racial and Afro- Brazilian history relations in English classes. Regarding teacher education, 7 of the teachers consider that they had contact with ethnic-racial and Afro-Brazilian history during their graduation period, but only two teachers said they felt confident in using content related to ethnic-racial relations, Afro-Brazilian history and culture, when they are teaching English in their classes. Regarding English teaching materials, 62,5% (5) of the teacher answered that ethnic-racial relations and Afro-Brazilian history and culture are not included in the english teaching materials. Data show that despite laws and prescriptions about the inclusion of ethnic-racial relations and Afro-Brazilian history and culture in English classes, there is lacking or insignificant inclusion of this discussion in english classes.
Resumo: Considerando a importância da Lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade da presença da “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” no currículo das escolas públicas e particulares, esta pesquisa teve como objetivo compreender as discussões sobre as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana nas salas de aula de língua inglesa. Para isso, foi aplicado um questionário virtual a professores de língua inglesa da educação básica, com objetivo de verificar a presença ou a não presença dessa temática nesse espaço e identificar como essas discussões estão presentes nas salas de aula de língua inglesa. Além disso, foi feito uma pesquisa bibliográfica para a construção e atualização da fundamentação teórica e para entender, através de trabalhos já publicados, o que é exposto sobre a inserção das relações étnico-raciais nas salas de aula de inglês. Foram aplicados um total de 8 questionários, houve a maior participação de professores vinculados a rede particular de ensino, com idade entre 22 a 51 anos. Entre os participantes, 75% (6) dos professores afirmaram não fazer a inserção do tema relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana em sua prática de sala de aula, apesar disso, 7 dos 8 participantes consideram relevante inserir as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana no ensino de inglês. Em relação a formação desses professores, 7 dos 8 participantes responderam que durante o período de formação como professor de inglês, eles tiverem contato com tema pesquisa, através de disciplinas ofertadas durante a graduação, mas apenas dois participantes relataram se sentirem confiantes em utilizar conteúdos relacionados as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana, correlacionando isso ao ensino de inglês em sala de aula. Sobre os materiais didáticos de inglês utilizados, 62,5% (5) dos participantes relataram que as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana não estão inseridas nos materiais didáticos. Dessa forma, os dados evidenciam que apesar das diversas prescrições sobre a importância da diversidade linguística, pluralidade das culturas e das identidades no ensino de inglês e a regulamentação acerca da presença das relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana nas salas de aula, a inserção desse tema ainda é mínima dentro do ambiente escolar.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1273
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EnsinoInglesEducaçao.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.