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Título: Avaliação em Língua Portuguesa: uma análise em Ensino Fundamental II em Santarém-PA
metadata.dc.creator: NUNES, Valdilena Maria de Ataíde
Palavras-chave: Língua;Avaliação;Paradigmas;Instrumentos.;Análise
Data do documento: 14-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: NUNES, Valdilena Maria de Ataíde. Avaliação em Língua Portuguesa: uma análise em Ensino Fundamental II em Santarém-PA. Orientador: Leonel Mota. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Letras) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1289
Abstract: This work presents some considerations on school learning evaluation starting by listing some authors and their definitions on the theme and discuss Portuguese language teacher’s goal in the perspective of evaluation. Then describes the periods and characteristics of traditional evaluation in language, focus on the bases of traditional paradigms. It also discuss the construction of qualitative/formative paradigms evidencing the paradigm in construction: its limitations and construction, overall makes considerations on official documents about teaching considering many levels of these instruments are still in the world of the traditional approach or if they presents advances considering that the recent paradigm is different of the classic form of evaluating and if Portuguese teachers of researched schools follow tem orientations of official documents as BNCC.
Resumo: Este trabalho objetiva verificar como o processo de avaliação está ocorrendo nas escolas públicas de Santarém. Apresenta algumas considerações sobre avaliação da aprendizagem escolar. Dentre as considerações, algumas definições sobre o tema. Em seguida, discute-se o papel do professor de língua portuguesa na perspectiva da avaliação. Descreve-se os períodos e as características da avaliação tradicional em língua, focando nas bases do paradigma tradicional. Também se aborda a construção do paradigma qualitativo/formativo evidenciando as discussões de tal perspectiva como um processo pedagógico em construção: seus avanços e limitações, além disso, fazem-se considerações sobre documentos oficiais sobre ensino considerando vários níveis da federação: federal, estadual e municipal por fim, faz-se análise de algumas avaliações escolares com o objetivo de verificar se esses instrumentos ainda estão sobre a ótica da abordagem tradicional ou se já apresentam avanços considerando que o recente paradigma se difere da forma clássica de avaliar e se os professores de língua das escolas pesquisadas seguem as orientações de documentos oficiais como a BNCC.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1289
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