Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1295
Título: Demonstrar é preciso?! O enigma dos cavalos desvendado pelo método de indução
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Douglas Sawaki
Palavras-chave: Demonstrações;Método de Indução;Enigma dos Cavalos
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Douglas Sawaki. Demonstrar é preciso?! O enigma dos cavalos desvendado pelo método de indução. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1295
Abstract: The present research brings an experience report of a minicourse developed by scholarship students of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) from the Degree Course in Mathematics and Physics (LIMF) of the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) entitled "Introdução ao método de indução matemática”. The minicourse had the objective of introducing the method of demonstration by induction based on a contextualized activity called "Enigma dos Cavalos" and, from there, to formalize the method algebraically. With the participation of 12 students from the LIMF course, the minicourse could provide a more holistic view of a demonstration by induction and that also provided the rescue of other mathematical concepts, such as functions and arithmetic progressions.
Resumo: A presente pesquisa traz um relato de experiência de um minicurso desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e Física (LIMF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) intitulado “Introdução ao método de indução matemática”. O minicurso tinha o objetivo de introduzir o método de demonstração por indução partindo de uma atividade contextualizada denominada “Enigma dos Cavalos” e, a partir daí, formalizar algebricamente o método. Contando com a participação de 12 estudantes do curso da LIMF, o minicurso pode proporcionar uma visão mais holística de uma demonstração por indução e que também propiciou o resgate de outros conceitos matemáticos, tais como funções e progressões aritméticas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1295
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DemonstrarÈPrecisooEnigma.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.