Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1295
Title: Demonstrar é preciso?! O enigma dos cavalos desvendado pelo método de indução
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Douglas Sawaki
Keywords: Demonstrações;Método de Indução;Enigma dos Cavalos
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: OLIVEIRA, Douglas Sawaki. Demonstrar é preciso?! O enigma dos cavalos desvendado pelo método de indução. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1295
Abstract: The present research brings an experience report of a minicourse developed by scholarship students of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) from the Degree Course in Mathematics and Physics (LIMF) of the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) entitled "Introdução ao método de indução matemática”. The minicourse had the objective of introducing the method of demonstration by induction based on a contextualized activity called "Enigma dos Cavalos" and, from there, to formalize the method algebraically. With the participation of 12 students from the LIMF course, the minicourse could provide a more holistic view of a demonstration by induction and that also provided the rescue of other mathematical concepts, such as functions and arithmetic progressions.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa traz um relato de experiência de um minicurso desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e Física (LIMF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) intitulado “Introdução ao método de indução matemática”. O minicurso tinha o objetivo de introduzir o método de demonstração por indução partindo de uma atividade contextualizada denominada “Enigma dos Cavalos” e, a partir daí, formalizar algebricamente o método. Contando com a participação de 12 estudantes do curso da LIMF, o minicurso pode proporcionar uma visão mais holística de uma demonstração por indução e que também propiciou o resgate de outros conceitos matemáticos, tais como funções e progressões aritméticas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1295
Appears in Collections:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DemonstrarÈPrecisooEnigma.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.