Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1522
Título: Aplicações de eletromagnetismo em engenharia
metadata.dc.creator: BRAGA, Luis Henrique Dias
Palavras-chave: Eletromagnetismo;Engenharia;Ensino-aprendizagem;Experimentação científica
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BRAGA, Luis Henrique Dias. Aplicações de eletromagnetismo em engenharia. Orientador: Manoel Maria Bezerra Neto. 2020. 12 p. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1522. Acesso em: .
Resumo: Atualmente, o desenvolvimento científico e tecnológico tem se mostrado fator cada vez mais determinante na constituição das sociedades, neste sentido, o eletromagnetismo é um ramo da Física de fundamental importância para o funcionamento de diversas tecnologias, no entanto, o estudo de seus conceitos é relativamente abstrato, o que dificulta a sua visualização e compromete o ensino-aprendizagem. Alinhado a isso, tem-se uma educação pública que, no geral, não valoriza a experimentação científica, impedindo o estudante de problematizar os assuntos abordados e, assim, compreender os fenômenos ao seu redor. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é proporcionar uma melhor aprendizagem de aplicações tecnológicas das Engenharias em nosso cotidiano e despertar o interesse de novos estudantes por essa área do conhecimento, além de desenvolver equipamentos de baixo custo e com materiais recicláveis com ênfase na indução eletromagnética, buscando a formação de melhores profissionais com um senso de cidadania e responsabilidade socioambiental. Para isto, foi proposto o uso de experimentos e/ou equipamentos didáticos com uma metodologia capaz de promover um ensino mais significativo dos conhecimentos científicos e suas aplicações. Portanto, os experimentos contribuíram para a formação profissional e acadêmica dos discentes de Engenharia Física da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pois as práticas adquiridas ajudaram no desenvolvimento de uma atitude científica, além disso, possibilitou a oportunidade dos educandos das escolas públicas entrarem em contato mais efetivo com atividades científicas e tecnológicas, proporcionando uma visão mais geral da natureza e favorecendo a transformação da sua realidade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1522
Aparece nas coleções:IEG - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AplicacoesEletromagnetismoEngenharia.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons