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Título: Tecnologias assistivas como ferramentas de inclusão educacional: um estudo prospectivo de tecnologias protegidas
metadata.dc.creator: CALDEIRA, Luziana Pereira
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva;Deficiência Visual;Deficiência Auditiva
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CALDEIRA, Luziana Pereira. Tecnologias assistivas como ferramentas de inclusão educacional: um estudo prospectivo de tecnologias protegidas. Orientador(a): Carla Marina Costa Paxiúba. 2023. 175 p. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1562. Acesso em: .
Abstract: Hearing and visual impairments hinder the ability to perform daily tasks, and it is necessary to identify alternative ways for people with disabilities to carry out their activities independently. Assistive Technology, as an interdisciplinary area of knowledge, offers resources and services, and makes the paradigm of social inclusion possible. This study conducted a prospective study through patents, scientific publications, records, search sites to identify educational assistive technologies for students with hearing and visual impairments. This research also mapped assistive technologies that are being used by federal higher education institutions, which are focal points of PROFNIT. The results of this study indicate that Ifes contribute to the production of Assistive Technology in the national scenario, being the largest depositors, but that the government needs to invest more in promoting Assistive Technology for people with hearing and visual impairments. It is concluded that all the mapped Ifes have an accessibility center and have Assistive Technology to assist students with hearing and visual impairments in undergraduate courses.
Resumo: As deficiências auditivas e visuais acarretam prejuízos da aptidão para o exercício de tarefas do dia-a-dia, sendo necessário identificar formas alternativas para as pessoas com deficiência realizarem suas atividades com autonomia. A Tecnologia Assistiva (TA), como uma área de conhecimento interdisciplinar, dispõe de recursos e serviços, e torna possível o paradigma da inclusão social. Este trabalho realizou um estudo prospectivo por meio de patentes, publicações científicas, registros, sites de busca para identificar tecnologias assistivas educacionais para estudantes com deficiências auditivas e visuais. Esta pesquisa também mapeou tecnologias assistivas que estão sendo usadas por instituições federais de ensino superior (Ifes), que são pontos focais do PROFNIT. Os resultados deste estudo apontam que as Ifes contribuem com a produção de TA no cenário nacional, sendo as maiores depositantes, e que o poder público precisa investir mais no fomento de TA para pessoas com deficiência auditiva e visual. Conclui-se que todas as Ifes mapeadas possuem núcleo de acessibilidade, e dispõem de TA para auxiliar os alunos com deficiência auditiva e visual nos cursos de graduação.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1562
Aparece nas coleções:Dissertações em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Mestrado Profissional)

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