Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1615
Title: O letramento afro-literário a partir de contos de autoria Negra
metadata.dc.creator: SOUZA, Elcilene Cativo de Oliveira de
Keywords: Literatura afro-brasileira;Letramento;Conto;Autoria negra.;Ambiência racial
Issue Date: 25-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: SOUZA, Elcilene Cativo de Oliveira de. O letramento afro-literário a partir de contos de autoria Negra. Orientadora:Ana Maria Vieira Silva. 2023. 111 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1615
Abstract: This work reflects on the presence of Afro-Brazilian literature to strengthen anti-racist practices inside and outside the classroom and, more specifically, presents a proposal for an educational product aimed at teachers, from three public schools in Amapá. , with the aim of promoting the inclusion of literary reading of short stories by black authors, in Portuguese language classes in the 9th year of Basic Education. The general objective is to investigate the potential for dialogue between Afro-Brazilian literature and education for ethnic-racial relations, in the light of qualitative research, based on official documents, interviews, courses, lives and, especially, the production of Amâncio (2014), Candido (1995), Dalcastagnè (2011), Duarte (2008; 2014), Debus (2017) Giroto e Souza (2010), Cosson (2018; 2020; 2021), Solé (1998) among others. The research problem sought in this study to know: How can short stories written by Afro-Brazilians contribute to the deconstruction of racist practices and concepts inside and outside the classroom? Why are literary literacy practices important for the continuous reading training of teachers and, consequently, students? The methodology adopted for the educational product proposal consisted of an Afro-literary literacy workshop based on the suggestion of basic sequences and the formation of literature circles, based on the short stories: Pai contra Mãe, by Machado de Assis; Luísa's son, by Joel Rufino dos Santos; Alicerce, by Geni Guimarães; The Flying Carpet, by Cristiane Sobral; Wonder Woman, by Bianca Santana; and in the literary production of Amapá natives Esmeraldina dos Santos, with The Dream of a Girl; Of love and faith, by Ângela Nunes; and The Chosen One, by Manoel Bispo. Among the intended results for continued training for teachers, we proposed the Afro-literary Literacy Workshop in practice (Educational Product), hosted on the Google Classroom virtual platform, based on the possibility of building references to combat discrimination and respect to differences, based on the Afro-literary literacy of teachers and, consequently, of students. Thus, enhancing the implementation of Federal Law No. 10,639/2003 and State Law No. 1,196/2008, with effective racial ambience actions in schools.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura afro-brasileira para o fortalecimento de práticas antirracistas dentro e fora da sala de aula e, de forma mais específica, apresenta uma proposta de produto educacional voltado para professores, de três escolas da rede pública amapaense, com intuito de fomentar a inserção da leitura literária de contos de autoria negra, nas aulas de língua portuguesa do 9º ano da Educação Básica. O objetivo geral é investigar as potencialidades de diálogo entre a literatura afro-brasileira e a educação para as relações étnico-raciais, à luz da pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em documentos oficiais, entrevistas, cursos, lives e, especialmente, na produção de Amâncio (2014), Candido (1995), Dalcastagnè (2011), Duarte (2008; 2014), Debus (2017) Giroto e Souza (2010), Cosson (2018; 2020; 2021), Solé (1998) dentre outros. O problema de pesquisa buscou com este estudo, saber: Como os contos de autoria afro-brasileira podem contribuir com a desconstrução de práticas e conceitos racistas dentro e fora da sala de aula? Por que as práticas de letramento literário são importantes para a formação leitora contínua de professores e, consequentemente, de estudantes? A metodologia adotada para a proposta de produto educacional consistiu em uma oficina de letramento afro-literário a partir da sugestão de sequências básicas e formação de círculos de literatura, com base nos contos: Pai contra mãe, de Machado de Assis; O filho de Luísa, de Joel Rufino dos Santos; Alicerce, de Geni Guimarães; O tapete voador, de Cristiane Sobral; A mulher maravilha, de Bianca Santana; e na produção literária dos amapaenses Esmeraldina dos Santos, com O sonho de uma menina; De amor e de fé, de Ângela Nunes; e O escolhido, de Manoel Bispo. Dentre os resultados intencionados para a formação continuada para professores, propusemos a Oficina de Letramento afro-literário na prática (Produto Educacional), hospedada na plataforma virtual do Google Sala de Aula, alicerçada na possibilidade da construção de referenciais de combate à discriminação e no respeito às diferenças, a partir do letramento afro-literário de professores e, consequentemente, de estudantes. Assim, potencializando a implementação da Lei Federal nº 10.639/2003 e da Lei Estadual nº 1.196/2008, com ações efetivas de ambiência racial nas escolas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1615
Appears in Collections:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_OLetramentoAfro-literárioAPartir.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.