Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1696
Título: Literatura brasileira de expressão amazônica: estratégias de leitura para o ensino fundamental anos finais
metadata.dc.creator: SILVA, Dayse Ane Souza da
Palavras-chave: Ensino de Literatura;Expressão amazônica - Literatura;Estratégias de leitura
Data do documento: 13-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Dayse Ane Souza da. Literatura brasileira de expressão amazônica: estratégias de leitura para o ensino fundamental anos finais. Orientador: Lauro Roberto do Carmo Figueira. 2023. 106 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras ) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Intituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1696
Abstract: Brazilian Literature of Amazonian Expression manifests different shades of the culture of the Amazonian people. In this way, this research aimed to provide a pedagogy of this Literature as a means of enabling the formation of proficient readers in Elementary School in the Final Years. To this end, we used an interventional project in which we carried out reading strategies based on foundations in Solé (1998), Kleiman (1993) and Cosson (2006). We understand that Brazilian Literature of Amazonian Expression can support the training of beginning readers with a view to literary education that takes into account the cultural experiences of students. The research was carried out in the city of Uarini – Amazonas, at the Edson Melo State School. We use a qualitative and participatory approach. In turn, we opted for the narrative literary genre: short story subgenre, to exemplify Brazilian Literature of Amazonian Expression in the intervention project. The intervention project was applied in an 8th year class of Elementary School Final Years to verify the students' reception in relation to Brazilian Literature of Amazonian Expression and questionnaires were applied to Portuguese language teachers and students. As a theoretical basis for reflections on Literature, we rely mainly on Britto (2005), Koch (2006), Colomer (2003), Cândido (1987), Souza (1977), among other authors; As for the national guiding principles, from the Chamber of Basic Education/MEC, we used the National Curricular Parameters (1998) and the National Common Curricular Base for Elementary Education (2018). With the scope of touching the entire perspective of the research carried out.
Resumo: A Literatura Brasileira de Expressão Amazônica manifesta diferentes matizes da cultura do povo amazônida. Deste modo, esta pesquisa objetivou uma pedagogia dessa Literatura como meio de viabilizar a formação de leitores proficientes no Ensino Fundamental Anos Finais. Para tanto, utilizamos um projeto interventivo no qual realizamos estratégias de leitura a partir de fundamentos em Solé (1998), Kleiman (1993) e Cosson (2006). Entendemos que a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica pode subsidiar a formação de leitores iniciantes tendo em vista uma educação literária leva em conta as experiências culturais dos alunos. A pesquisa foi realizada no âmbito da cidade de Uarini – Amazonas, na Escola Estadual Edson Melo. Utilizamos uma abordagem qualitativa e participante. Por sua vez, optamos pelo gênero literário narrativo: subgênero conto, para exemplificar a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica no projeto interventivo. O projeto interventivo foi aplicado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais para verificar a recepção dos alunos em relação à Literatura Brasileira de Expressão Amazônica e foram aplicados questionários aos professores de Língua Portuguesa e alunos. Como base teórica para reflexões sobre Literatura, nos apoiamos primeiramente em Britto (2005), Koch (2006), Colomer (2003 ), Cândido ( 1987), Souza (1977), entre outros autores. Quanto aos fundamentos orientadores nacionais, da Câmara de Educação Básica/MEC, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (2018), com o escopo de tangenciar toda a perspectiva das pesquisas realizadas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1696
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT_LiteraturaBrasileiraDeExpressão.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.