Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1728
Título: Formação de professores e a desinformação: análise e compreensão de informações midiáticas
metadata.dc.creator: SANTOS, Igor Pereira dos
Palavras-chave: Educação Midiática;Formação de Professores;Desinformação
Data do documento: 1-Nov-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Igor Pereira dos. Formação de professores e a desinformação: análise e compreensão de informações midiáticas. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1728
Abstract: The phenomenon of disinformation is one of the major problems that humanity has been facing in this last period of society, the era of digital technologies is the great driver of this phenomenon, which together with post-truth and the historical period of post-modernity have been giving support to that this situation becomes increasingly worse. Therefore, the present study seeks to investigate the development of teaching and learning environments in initial teacher training that aim to analyze and understand media information in the face of disinformation. The methodological path is qualitative and exploratory research, with a set of activities being developed as educational guidance in order to collaborate with the initial teacher training process, with regard to the relationship between misinformation and its inferences in society. This set of activities was applied, in a preliminary way, with 14 undergraduate students from the degree course in educational information technology at the Federal University of Western Pará (Ufopa), as a way of analyzing the feasibility and development of the activities. The following instruments were used to organize and process information: questionnaires, field diary and also a group interview. The final results show that the initial teacher training environment is still unable to encompass the complexity of the situation in which misinformation is found, however, it is considered to be the most favorable environment to propagate the skills for tackling misinformation, of which education It is vitally important to deal with this process, being one of the pillars of conflict, and it is necessary to expand studies on this topic.
Resumo: O fenômeno da desinformação é uma das grandes problemáticas que humanidade vem enfrentando neste último período da sociedade, a era das tecnologias digitais é a grande impulsionadora deste fenômeno, que conjuntamente com a pós-verdade e o período histórico da pós-modernidade vêm dando sustentação para que essa situação se agrave cada vez mais. Portanto, o presente estudo buscou investigar na formação inicial de professores o desenvolvimento de ambientes de ensino e aprendizagem que visem a analisar e compreender as informações midiáticas frente à desinformação. O caminho metodológico é de uma pesquisa qualitativa e exploratória, sendo desenvolvido um conjunto de atividades como encaminhamento educacional em vista de colaborar com o processo de formação inicial de professores, no que tange à relação da desinformação e suas interferências na sociedade. Este conjunto de atividades foi aplicado, de forma preliminar, com 14 estudantes de graduação do curso de licenciatura em informática educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), como forma de analisar a viabilidade e o desenvolvimento das atividades. Utilizou-se como instrumento para a organização e tratamento das informações: questionários, diário de campo e também uma entrevista em grupo. Os resultados finais dão conta de que o ambiente da formação inicial de professores ainda não consegue abranger a complexidade da situação em que a desinformação se encontra, contudo entende-se ser o ambiente mais favorável para propagar as habilidades de enfrentamento à desinformação, de que a educação é de vital importância para lidar com este processo, sendo ela um dos pilares de embate, e de que é preciso ampliar os estudos sobre essa temática.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1728
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT_FormaçãoDeProfessoresEADesinformação.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.