Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Title: O calendário escolar diferenciado para escolas de várzea em Santarém-Pa: avanços e retrocessos
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Manoel Ednaldo
Keywords: Educação;Amazônia;Calendário escolar diferenciado;Várzea;Santarém(Pa)
Issue Date: 29-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: RODRIGUES, Manoel Ednaldo. O calendário escolar diferenciado para escolas de várzea em Santarém-Pa: avanços e retrocessos. Orientação: Anselmo Alencar Colares.. 2024. 320 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação Plena em Rede, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Abstract: This thesis presents research results on the differentiated school calendar for floodplain schools in the municipal education network in the city of Sanarém/PA. Floodplains are environments subject to flooding as a result of river floods in the Amazon. It is part of a more comprehensive study, through which a portrait of schools in floodplain regions is being produced, in the line of research: State, Public Policies and Education Management, in the Postgraduate Program in Education in the Amazon (PGEDA-Ufopa) , Full network association (Educanorte). It takes Historical-Critical Pedagogy and Historical-Dialetic Materialism as a theoretical reference, to understand how the differentiated school calendar is contextualized in the policy of the Municipal Department of Education and Sports (Semed). The general objective was to understand the justifications for differentiation, its relevance and implications for the development of educational activities, given the discrepancy with the regular calendar. The methodological procedures included bibliographic review, reading and analysis of documents, information obtained from oral sources including carrying out an educationalcultural competition. The results demonstrate that the differentiated school calendar was important at the beginning of its implementation, in the 1970s, due to the precariousness of schools in the face of river floods, but over time, after the improvements implemented, it became an embarrassment to the community academic year, due to the divergence of the school year in relation to the regular school calendar. As a result, instead of progress, the calendar became a step backwards, so that one hundred percent of floodplain school managers agree with its unification with the regular school calendar. It was therefore found that the differentiated calendar for floodplain schools throughout its implementation appears as an element of recognition of school diversity. Over time, contradictorily, it became an instrument of late school exclusion for students living in the floodplains of Santarém/PA. Therefore, suggestions are suggested for making improvements to achieve quality education, materialized by the institution of public policies consistent with the reality of floodplain schools experienced by managers, teachers and students.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese traz resultados de pesquisa sobre o calendário escolar diferencidado para escolas de várzea da rede municipal de ensino do município de Sanarém/PA. As várzeas são ambientes sujeitos a inundações em decorrência das cheias dos rios na Amazônia. Faz parte de estudo mais abrangente, pelo qual está sendo produzido o retrato das escolas em regiões de várzea, na linha de pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA-Ufopa), Associação plena em rede (Educanorte). Toma por referencial teórico a Pedagogia Histórico-Crítica e o Materialismo Histórico-Dialético, para entender como o calendário escolar diferenciado se contextualiza na política da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed). O objetivo geral foi compreender as justificativas da diferenciação, suas pertinências e implicações no desenvolvimento das atividades educacionais, tendo em vista o desencontro com o calendário regular. Os procedimentos metodológicos incluíram revisão bibliográfica, leitura e análise de documentos, informações obtidas em fontes orais incluindo a realização de uma gincana educacional-cultural. Os resultados demonstram que o calendário escolar diferenciado foi importante no início da sua implementação, na década de 1970, em decorrência da precariedade das escolas diante das enchentes dos rios, mas com o tempo, depois das melhorias implementadas, tornou-se um embaraço à comunidade escolar, devido à divergência do ano letivo em relação ao calendário escolar regular. Com isso, em vez de avanço, o calendário tornou-se um retrocesso, de modo que cem por cento dos gestores das escolas de várzea concordam com a sua unificação ao calendário escolar regular. Constatouse, portanto, que o calendário diferenciado para escolas de várzea ao longo da sua implementação surge como elemento de reconhecimento da diversidade escolar. Com o tempo, contraditoriamente, tornou-se instrumento de exclusão escolar tardia dos estudantes que vivem nas várzeas de Santarém/PA. Por isso, sugerem-se apontamentos à efetivação de melhorias para o alcance de uma educação de qualidade, materializados pela instituição de políticas públicas condizentes com a realidade das escolas de várzea vivenciadas pelos gestores, docentes e estudantes.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1829
Appears in Collections:Teses em Educação na Amazônia (Doutorado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_OCalendárioEscolarDiferenciado.pdf6,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.