Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/224
Título: Robótica Educacional e o Ensino de Matemática: um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental
metadata.dc.creator: GALVÃO, Angel Pena
Palavras-chave: Educação;Tecnologia da Comunicação e Informação;Robótica
Data do documento: 8-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: GALVÃO, Angel Pena. Robótica educacional e o ensino de matemática: um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/224. Acesso em:.
Abstract: Technologies are fundamental tools in the classroom. In particular in mathematics teaching, Educational Robotics technology can contribute. The dissertation were developed readings and discussion of theoretical pathways such as: Oliveira (2013) D’Ambrósio (2003) Valente (1993) of how the relation between the teacher and the use of technologies in the education happens, like a tool that allows the aid in the learning Mathematics of the students and Vygotsky (2007) with the Zone of Proximal Development (ZPD) determined through the resolution of situations under the guidance of a mediator or in collaboration with others capable of assisting in the problem, to analyze with the data collected during the application of the activities. In this way, a teaching experiment is proposed from use robotics to teaching mathematics, discussing the importance of technology and its contribution to education, role played by the teacher in using these resources in the classroom and analysis of the teacher training for the use of these tools. The methodology developed was based on an initial survey of the literature on the subject and the development set activities with educational robotics experiments carried out in computer lab at Rotary Municipal School. Realized in 7th grade students with the aim to contribute to elaboration and accomplishment a proposal, experiment, teaching, mathematics with educational robotics. The results obtained from interviews, photos, recordings, annotations in the researcher's logbook and the documents produced by students showed that the development of knowledge, technological areas encourages students to learn and collaborates for interest of students, providing moments meaningful learning within the mathematics discipline. With this, the use of educational robotics in pedagogical practice has resulted in the participation, development of critical thinking, student learning and the interdisciplinary between mathematics and educational robotics.
Resumo: As tecnologias são ferramentas fundamentais na sala de aula. Em especial no ensino da matemática a tecnologia da Robótica Educacional poderá contribuir. Para a dissertação foram desenvolvidos leituras e discussão de percursos teóricos tais como: Oliveira (2013) D’Ambrósio (2003) Valente (1993) de como acontece a relação entre o professor e o uso de tecnologias na educação, como uma ferramenta que possibilita o auxílio na aprendizagem Matemática dos alunos e Vygotsky (2007) com a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) determinado por meio da resolução de situações sob o norteamento de um mediador ou em colaboração com semelhantes capazes de auxiliar na problemática, para analisarmos com os dados levantados durante a aplicação das atividades. Deste modo, propõe-se um experimento de ensino, a partir do uso da robótica para o ensino da Matemática, discutindo a importância da tecnologia e sua contribuição para educação, o papel desempenhado pelo professor ao utilizar esses recursos em sala de aula e análise da formação desse professor para o uso dessas ferramentas. A metodologia desenvolvida foi realizada a partir de um levantamento inicial da literatura sobre o tema e desenvolvimento de um conjunto de atividades com experimentações de robótica educacional, realizadas no laboratório de informática na Escola Municipal Rotary com alunos do 7º ano do ensino fundamental com o intuito de contribuir para a elaboração e a efetivação de uma proposta de experimento de ensino da Matemática com a robótica educacional. Os resultados obtidos a partir de entrevistas, fotos, gravações, anotações no diário de bordo do pesquisador e ainda os documentos produzidos pelos alunos mostraram que o desenvolvimento do conhecimento das áreas tecnológicas incentiva os alunos para o aprendizado e colabora para o interesse dos alunos, proporcionando momentos de significativa aprendizagem dentro da disciplina de Matemática. Com isso, o uso da robótica educacional, na prática pedagógica, resultou na participação, desenvolvimento do pensamento crítico, aprendizado de seu aluno e a interdisciplinaridade entre a matemática e robótica educacional.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/224
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_RoboticaEducacionalEnsino.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons