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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/261
Title: | O Problema da Linguagem no Ensino de Geografia |
metadata.dc.creator: | ESTEVES, Marcella Gomes |
Keywords: | Ensino de Geografia;Linguagem |
Issue Date: | 4-Sep-2018 |
Publisher: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citation: | ESTEVES, Marcella Gomes. O problema da linguagem no ensino de geografia. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2018. 302 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/261. Acesso em:. |
Abstract: | This dissertation is within the great area about language and thought, in the scope of the school learning, and focuses on the conception of language by the area of Geography teaching in Brazil. Language is not only access to knowledge, it is knowledge itself. The process of thought depends on language, just as language depends on thought; they are, therefore, interdependent. By word, thought and language unite, attributing substance to the actual substance for the process of knowing. However, language, being a concept approached by different areas of knowledge, is commonly understood not as a structure of thought, but as the transmission of information; Communication; expression; structuring rule of a process; or semiotic object. Geography teaching underwent some changes, moving away from mnemonic and encyclopedic teaching for regionalist and critical teaching, and its methodologiesaccompanied this transition, influenced by the new pedagogies. Some culture products are taken by the area of Geography teaching as didactic resources (like photographs, cartoons, and music) and called different languages. Our aim was to verify which language conception has the area of Geography teaching when alluding to this term. Motivated by Michel Foucault‘s concept of Founder Discourse and Commentary, we chose as an empirical object the set of articles produced by the research and graduate programs in the field of Geography in Brazil, available in electronic form. Inspired by the guiding method of Carlo Guinzburg, we carried out the analysis of the articles to apprehend their conception of language and, later, we analyzed the terms to investigate the application of its use. We found out an inflation of terms related to language (basic literacy, reading, literacy and languages), which shows a serious weakness of the area regarding conceptual use. Many terms are used in the metaphorical sense in a naive way and with approximation to the area of linguistics without considering their different natures. The proliferation of terms and their lack of reasoning reveal not only a mistaken conception of language but also a conception of school with a strong approach to the pedagogies of competences, the ideal of multivalent student and the instructor teacher. It is the epistemological conception that one has about education, student, teacher and knowledge that determines the didactic methods. When presenting various instruments and didactic resources as language, Geography reproduces a conceptual problem, not just a matter of terminology. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação está dentro da grande área sobre linguagem e pensamento, no âmbito da aprendizagem escolar, e tem foco direcionado à concepção do conceito de linguagem pela área do ensino de Geografia no Brasil. A linguagem não é apenas acesso ao conhecimento, é conhecimento em si. O processo do pensamento depende da linguagem, assim como a linguagem depende do pensamento; são, pois, interdependentes. Pela palavra, pensamento e linguagem se unem, atribuindo ao conteúdo real substância para o processo do conhecer. Entretanto, a linguagem, por ser um conceito abordado por distintas área do conhecimento, é comumente compreendida não como estrutura do pensamento, mas como transmissão de informação; comunicação; expressão; regra estruturante de um processo; ou objeto semiótico. O ensino de Geografia passou por algumas mudanças, afastando-se do ensino mnemônico e enciclopédico para o ensino regionalista e crítico, e suas metodologias acompanharam essa transição, influenciadas pelas novas pedagogias. Alguns produtos da cultura são tomados pela área de ensino da geografia como recursos didáticos (como fotografias, charges, e música) e denominados de diferentes linguagens. Nosso objetivo foi o de verificar que concepção de linguagem tem a área de ensino da Geografia quando alude a este termo. Motivados pelo conceito de Discurso Fundador e Comentário de Michel Foucault, escolhemos como objeto empírico o conjunto de artigos produzidos pelos programas de pesquisa e pós-graduação em Geografia do Brasil, disponível em meio eletrônico. E inspirados no método indiciário de Carlo Guinzburg, realizamos a análise dos artigos para apreender sua concepção de linguagem e, posteriormente, analisamos os termos para investigar a aplicação de seu uso. Encontramos uma inflação de termos relacionados à linguagem (alfabetização, leitura, letramento e linguagens), o que demonstra grave fragilidade da área quanto ao uso conceitual. Muitos termos são utilizados no sentido metafórico de forma ingênua e com aproximação à área da linguística sem considerar suas distintas naturezas. A proliferação de termos e sua falta de fundamentação revelam não só uma concepção equivocada de linguagem como também uma concepção de escola com forte aproximação às pedagogias das competências, do ideal de aluno polivalente e do professor instrutor. É a concepção epistemológica que se tem de educação, aluno, professor e conhecimento que determinam os métodos didáticos. Quando apresenta diversos instrumentos e recursos didáticos como linguagem, a Geografia reproduz um problema conceitual, e não apenas uma questão de terminologia. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/261 |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação (Mestrado) |
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