Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/297
Title: Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis
metadata.dc.creator: PORTO, Francirley Moura
Keywords: Engenharia didática;Frações;Produtos notáveis;Sequência didática
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: PORTO, Francirley Moura. Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis. Orientador: Rodrigo Medeiros dos Santos. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/297. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa tem como objetivo a elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas, uma para a abordagem das operações com frações associadas a representação figural, e a outra para os produtos notáveis relacionados com as áreas de retângulos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática, a qual nos permitiu que a validação das atividades tenha sido feita internamente, e para a elaboração e análise das sequências didáticas foi utilizada como aporte a Teoria das Situações Didáticas. Tal investigação é classificada como pesquisa de campo, segundo o processo de coleta de dados, e como descritiva, segundo os seus objetivos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do sexto e do oitavo anos de duas turmas do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Juruti-PA. Os dados foram coletados por meio da produção dos alunos e das observações feitas no decorrer da aplicação das sequências didáticas, além da aplicação de um questionário de forma complementar. Na turma do sexto ano houve um melhor desempenho nas operações de soma, subtração e multiplicação de frações. A maior dificuldade foi nos itens relacionados a operação de divisão. No oitavo ano a inserção de frações em alguns itens das atividades influenciou negativamente o percentual de acertos. Os alunos demonstraram dificuldades nos itens pertinentes à produção de algum texto, sem que isso estivesse necessariamente relacionado a sua compreensão do conceito abordado. A aplicação das sequências didáticas propiciou a estruturação de situações didáticas que apresentaram o potencial de permitir a sua reaplicação.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/297
Appears in Collections:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_UmaEngenhariaDidática.pdf4,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons