Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/299
Título: Análises e Reflexões sobre os objetos do conhecimento de matemática aplicados no Enem de 2017 no município de Santarém-Pa
metadata.dc.creator: SILVA, Welton Nogueira da
Palavras-chave: Estado Avaliador;ENEM;Objetos do Conhecimento;Análise de dados
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Welton Nogueira da. Análises e Reflexões sobre os objetos do conhecimento de matemática aplicados no Enem de 2017 no Município de Santarém-Pa. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/299 Acesso em:
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar ao docente do ensino básico uma análise e reflexões em relação aos acertos e erros dos alunos nas questões do ENEM de 2017, do município de Santarém-PA, em relação aos Objetos do Conhecimento de Matemática e suas Tecnologias. Para uma melhor interpretação dos dados foram selecionadas algumas escolas com o intuito de identificar a proficiência no sentido de propôr um melhor planejamento e preparação mais eficaz dos alunos nestes locais. A pesquisa aborda um breve referencial sobre o processo de avaliação no Brasil, desde o estado avaliador até a avaliação em larga escala. Foi realizada uma construção metodológica de obtenção de resultados utilizando códigos de programação em R e usando os Microdados como base de coleta de informações. Como resultado dos procedimentos, as análises foram apresentadas por meio de tabelas e gráficos criadas no software Rstudio e no software Excel, onde foi possível observar o desempenho dos alunos em relação a acertos e erros nas questões do exame.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/299
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AnálisesEReflexõesSobre.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons