Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/307
Título: TIC na formação inicial: uma visão de futuros professores de dois cursos de licenciatura da UFOPA
metadata.dc.creator: RABELO, Neliane Mota
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação;Educação Superior;Formação Inicial
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: RABELO, Neliane Mota. TIC na formação inicial: uma visão de futuros professores de dois cursos de licenciatura da UFOPA. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/307. Acesso em:.
Abstract: This work presents considerations about the perception of students related to the use of information and communication technologies (ICT) in university education. The society undergoes significant changes in its different dimensions, which projects a great influence on information and communication technologies (ICT) and, consequently, triggering alternative and innovative communication processes. In particular, education is modernized, mainly due to extremely fast and dynamic technological changes and transformations, thus requiring alternative and creative teaching processes capable of producing satisfactory and meaningful learning for students. In this sense, the objectives of this work are focused on the investigation of future teachers of the Integrated Licentiate Course in Mathematics and Physics - LIMF and Licentiate in Educational Informatics - LIE, Federal University of the West of Pará, in Santarém / PA, future teachers , use (and if they use it) and how they perceive this use demonstrating its importance through the use of ICT aiming their academic formation. Through this conception, it is assumed that it is possible to infer about conceptions and understandings about the use, implementation and operation of technological resources, in undergraduate classes aimed at teaching. The methodological procedures are based on the extraction of information, together with the students of this course, through the application of standardized questionnaires, documentary analysis of the Pedagogical Projects of Courses (PPC), which have repercussions of technological applications focused on the training processes, object of the course. The information obtained, through the mentioned instruments, will be correlated with the study proposal based on the content analysis of Bardin (2011). The sample of participants was composed of 15 apprentices of the LIMF course and 14 apprentices of the LIE course. As for the theoretical basis conveyed to this research, we highlight considerations about the emerging technological paradigm pointed out by Valente (1999, 2018) and Moran (2007, 2015), besides punctuating pertinent considerations to teacher education conceptions, for the technological era, discussed in the works of Kenski (2001, 2003, 2007, 2009, 2012 and 2017); Masetto (1998, 2010, 2013) and Zabalza (2007). The results project different perceptions of the students. Such testimonies envision technological practices that are still far from their reality in the classroom and that, to the teacher, become major challenges still in the present time. There is hope that they may learn less traditionally. They hope that the teacher, by inserting in his classes dynamic forms that facilitate the teaching-learning process, will allow to promote conditions for future teachers in their initial formation to build knowledge about the use of existing technological resources, based on their understandings and who are able to associate them with their teaching practice using available resources, thus becoming a professional that meets the new demands of society.
Resumo: Este trabalho apresenta considerações sobre a percepção dos discentes relacionada ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação universitária. A sociedade passa por mudanças significativas em suas diferentes dimensões, a qual projeta uma grande influência por parte das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e, consequentemente, desencadeando processos de comunicação alternativos e inovadores. Em particular, a educação se moderniza, principalmente devido às mudanças e transformações tecnológicas extremamente rápidas e dinâmicas, exigindo assim, processos de ensino alternativos e criativos, capazes de produzir uma aprendizagem satisfatória e significativa aos discentes. Nesse sentido, os objetivos deste trabalho estão voltados para a investigação de como futuros professores do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física - LIMF e Licenciatura em Informática Educacional – LIE, da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém/PA, futuros professores, utilizam (e se utilizam) e como percebem essa utilização demonstrando sua importância através do uso das TIC objetivando sua formação acadêmica. Através dessa concepção, parte-se do princípio que é possível inferir sobre concepções e compreensões sobre a utilização, implementação e operacionalização de recursos tecnológicos, em turmas de graduação voltadas para a docência. Os procedimentos metodológicos foram pautados na extração de informações, junto a acadêmicos deste curso, através da aplicação de questionários padronizados, análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), que possuam repercussões de aplicações tecnológicas voltadas para os processos formativos, objeto do curso. As informações obtidas, através dos instrumentos citados, serão correlacionadas com a proposta de estudo baseada na análise de conteúdo de Bardin (2011). A amostra dos participantes foi composta por 15 aprendizes do curso de LIMF e 14 aprendizes do curso de LIE. Quanto à fundamentação teórica veiculada a esta pesquisa, elencamos considerações sobre o paradigma tecnológico emergente apontado por Valente (1999; 2018) e Moran (2007; 2015), além de pontuarmos ponderações pertinentes a concepções de formação do professor para a era tecnológica, discutidos nos trabalhos de Kenski (2001; 2003; 2007; 2009; 2012 e 2017); Masetto (1998; 2010; 2013) e Zabalza (2007). Os resultados projetam diferentes percepções dos alunos. Tais depoimentos vislumbram práticas tecnológicas ainda distantes de sua realidade em sala de aula e que, ao professor, se tornam grandes desafios ainda na atualidade. Há uma esperança no sentido de que possam aprender conhecimentos de forma menos tradicionalista. Anseiam, que o docente, ao inserir nas suas aulas formas dinâmicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, permitam promover condições para que os futuros professores em sua formação inicial construam conhecimentos sobre o uso dos recursos tecnológicos existentes, com base em suas compreensões e que sejam capazes de associá-los a sua prática docente utilizando os recursos disponíveis, tornando-se assim profissionais que atendam as novas exigências da sociedade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/307
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_TICformaçãoinicial.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons