Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/359
Título: As habilidades sociais na prática docente do professor de escolinhas comerciais de futebol
metadata.dc.creator: PEREIRA, Paulo Roberto Ricarte
Palavras-chave: Escolinhas Comerciais de Futebol;Futebol;Habilidades Sociais;Prática Docente
Data do documento: 2-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PEREIRA, Paulo Roberto Ricarte. As habilidades sociais na prática docente do professor de escolinhas comerciais de futebol. Orientador: Hergos Ritor Froes de Couto. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/359. Acesso em:.
Abstract: For teaching practice becomes effectively an educational development action it must be focused on the formation of the subject as a whole. Through this practice, in the case of this study, in the environment of commercial soccer schools, teachers should coordinate, appropriately in his or her classes, activities whose aim is to develop the formation of his or her students in a balanced manner not only for sports, but also for the practice of citizenship. This research aimed to examine whether in the teaching practice of the teacher of the commercial schools of football the teaching of social skills for the development of children occurs or not. Such skills when developed in interpersonal relationships make it relationships with one another possible, besides making friends, relating interpersonally, and having empathy. Thus, human beings learn to deal with situations of stress, relationship difficulties, behavior change, among other important skills that can make up a person's social repertoire. Regarding methodology, it is a qualitative research of descriptive-exploratory type. Data collection were performed using demographic questionnaire and semi-structured interviews with four teachers of commercial soccer schools located in the city of Santarém-PA. As for the data analysis technique, Collective Subject Discourse (CSD) was used, which was studied by Lefèvre and Lefèvre (2003). Through interviews using context-situations related to social skills, the result from the analysis of the reports in the DSCs was that only the central hypothesis was confirmed, since teachers understand the importance of the social context for the development of such skills. For this purpose, it is fundamental that teachers become aware of the situations that take place in activities proposed in the classes and in eventualities occurring in games that involve teacher / student, student / student relationship so that the social skills teaching for child development can be offered. It should be stressed that commercial soccer schools are not only places for sports debut focused on the development of the specific skills of the sport, but also spaces that contribute to the education and human formation of students. It is believed that the results, analyses and considerations of such work can bring important benefits to the performance and training of teachers of sports schools, be they formative / club, commercial or social, regardless of the modality to be developed.
Resumo: A prática docente do professor, para ser efetivamente uma ação de desenvolvimento educacional, precisa estar voltada para a formação do sujeito como um todo. Por meio de tal prática, no caso deste estudo, no ambiente das escolinhas comerciais de futebol, o professor deve articular, adequadamente em suas aulas, atividades que busquem desenvolver equilibradamente a formação de seus alunos não apenas para o esporte, mas para o exercício da cidadania. Esta pesquisa teve como objeto examinar se na prática docente do professor das escolinhas comerciais de futebol ocorre o ensino das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Tais habilidades, quando desenvolvidas nas relações interpessoais, possibilitam o relacionamento com o próximo, fazer amizades, relacionar-se interpessoalmente e ter empatia. Assim, o ser humano aprende a lidar com situações de estresse, dificuldades de relacionamento, mudança de comportamentos, entre outras competências importantes que podem compor o repertório social de uma pessoa. Em relação a metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritivo-exploratória. Na coleta de dados foram utilizados os instrumentos do questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada com quatro professores de escolinhas comerciais de futebol localizadas na cidade de Santarém-PA. Como técnica de análise foi utilizada o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) estudada pelos pesquisadores Lefèvre e Lefèvre (2003). Esta dissertação teve como hipótese central o entendimento que os professores, apesar de desconhecerem a definição ou conceituação das habilidades sociais, promovem em suas aulas intervenções no sentido do desenvolvimento de tais habilidades consideradas importantes para o desenvolvimento infantil, e uma hipótese secundária em que os professores consideram mais relevante o desenvolvimento das questões técnicas e táticas do futebol enquanto que o desenvolvimento infantil fica relegado a um segundo plano. Por meio das entrevistas utilizando situações-problema relacionadas às habilidades sociais, comprovou-se a partir da análise dos relatos nos DSCs que apenas a hipótese central se confirmou, uma vez que os professores compreendem a importância do contexto social para o desenvolvimento de tais habilidades. Para tanto é fundamental que os docentes estejam atentos às situações que se desenrolam em atividades propostas nas aulas e em eventualidades ocorridas nos jogos que envolvem a relação professor/aluno, aluno/aluno para que se oportunize o ensino das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Cabe ressaltar que as escolinhas comerciais de futebol, não são locais apenas para a iniciação esportiva voltada para o desenvolvimento das habilidades específicas da modalidade, mas, também, espaços que contribuam com a educação e formação humana dos alunos. Acredita-se que os resultados, análises e considerações do referido trabalho podem trazer benefícios importantes à atuação e formação dos professores de escolinhas de esportes, sejam elas formativas/clubísticas, comerciais ou de cunho social, independente da modalidade a ser desenvolvida.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/359
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_habilidadessociaisprática.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons