Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/363
Título: O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do Grupo de Estudo e Pesquisa FORMAZON/UFOPA
metadata.dc.creator: SILVA, Alessandra Neves
Palavras-chave: Formação;Desenvolvimento profissional contínuo;Comunidades com postura investigativa;Grupos colaborativos
Data do documento: 30-Out-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Alessandra Neves. O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do Grupo de Estudo e Pesquisa FORMAZON/UFOPA. Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha. 2019. 252 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/363. Acesso em:.
Abstract: This research has as general objective of analyzing the contributions of a collaborative community –FORMAZON - formed by school teachers, University Professors and future teachers from different areas, on the professional development of its participants. The study started from the following question: How does the Teacher Training Group in the in Pará State in the Amazon - FORMAZON - contribute to the professional development of its participants? For the design of the qualitative research, a case study was adopted that investigated in a particular and real way the interaction in the community (BOGDAN; BICKLEN, 1994; YIN, 2001; ALVES MAZZOTI, 2006), using the following registration methods: participant observation, field notes and audio recordings. Twenty subjects participated in the research, including: 02 university professors, 05 school teachers and 13 university students - future teachers. The data were collected in 12 meetings during the years 2017 and 2018 and organized in 03 areas that were selected from the thematic analysis proposed by Guest, Macqueen and Namey (2011): (i) consolidation of a collaborative community; (ii) the interactions between the participants and (iii) professional development narratives of 06 participants. As a theoretical basis, the concepts of Teacher Professional Development were associated; collaborative communities with an investigative stance towards the Social Theory of Learning and the notion of Community of Practice, addressed by Cochran-smith; Lytle, 1999, 2009, Fullan; Hargreaves, 2001; Fiorentini, 2004, 2012, 2013; Crecci; Fiorentini; 2013, 2018; Lave, 2013; Wenger, Mcdermott; Snyder, 2002, among others. The results showed the development of its participants as they adopted collaboration in the process of building research and practices; it also allows for reflection and research on the practice; promotes the sharing of learning; it promotes the investigative posture at the interface between the school and the university and encourages personal and professional maturation. The study also pointed out challenges in terms of expanding the investigative stance related to written production and permanent collaboration between the university and the school. It is concluded that the Formazon group will be able to promote actions for teacher training, considering that it can be a catalyst for the continuous professional development of teachers.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições de uma comunidade colaborativa –FORMAZON - formada por professores escolares, professores acadêmicos e futuros professores de diferentes áreas, sobre o desenvolvimento profissional de seus participantes. O estudo partiu do seguinte questionamento: De que forma o Grupo Formação de Professores na Amazônia Paraense – FORMAZON - contribui para o desenvolvimento profissional de seus participantes? Para o delineamento da pesquisa qualitativa, adotou-se um estudo de caso que investigou de forma particular e real a interação na comunidade (BOGDAN; BICKLEN, 1994; YIN, 2001; ALVES MAZZOTI, 2006), a partir dos seguintes métodos de registros: observação participante, as notas de campo e gravações em áudio. Participaram da pesquisa 20 sujeitos, entre eles: 02 docentes da universidade, 05 professores escolares e 13 acadêmicos – futuros professores. Os dados foram coletados em 12 encontros durante os anos de 2017 e 2018 e organizados em 03 eixos que foram selecionados a partir da análise temática proposta por Guest, Macqueen e Namey (2011): (i) consolidação de uma comunidade colaborativa; (ii) as interações entre os participantes e as (iii) narrativas de desenvolvimento profissional de 06 participantes. Como base teórica, associaram-se os conceitos de Desenvolvimento Profissional Docente; comunidades colaborativas com postura investigativa à Teoria Social da aprendizagem e a noção de Comunidade de Prática, abordados por Cochran-smith; Lytle,1999, 2009, Fullan; Hargreaves, 2001; Fiorentini, 2004, 2012, 2013; Crecci; Fiorentini; 2013, 2018; Lave, 2013; Wenger, Mcdermott; Snyder, 2002, dentre outros. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento dos seus participantes à medida que adotaram a colaboração no processo de construção de pesquisas e práticas; também possibilita a reflexão e investigação sobre a prática; promove o compartilhamento de aprendizagens; impulsiona a postura investigativa na interface entre a escola e a universidade e incentiva o amadurecimento pessoal e profissional. O estudo também apontou desafios quanto a ampliação da postura investigativa relacionada à produção escrita e à colaboração permanente entre a universidade e escola. Conclui-se que o grupo Formazon poderá fomentar ações para a formação de professores, tendo em vista que pode ser catalisador do desenvolvimento profissional contínuo de professores.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/363
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_desenvolvimentoprofissionaldocente.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons