Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/369
Título: Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio
metadata.dc.creator: AMARAL, Gordiano Santana
Palavras-chave: Aplicativos;Smartphones;Tecnologias no ensino;Ensino de matemática;Matemática financeira;Calculadora financeira
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: AMARAL, Gordiano Santana. Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio. Orientador: Aroldo Eduardo Athias Rodrigues. 2017. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/369 Acesso em:
Resumo: Os aplicativos de smartphones são vistos como um meio acessível para o uso da tecnologia na sala de aula. Deixar de incorporar esta importante ferramenta no ensino de Matemática é privar, os estudantes de terem o mínimo acesso aos recursos tecnológicos como ferramenta de ensino. A pesquisa sobre a utilização do aplicativo de smartphone Calculadora Financeira HP – 12C como recurso didático para o ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio, foi realizada com uma turma do 3º ano (3ª série) da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Odila de Souza, localizada na cidade de Altamira – Pará. Tendo como objetivo principal estudar a inserção do uso do aplicativo no ensino da Matemática Financeira, mediado pelas novas tecnologias, gerando possibilidades no ensino de Matemática e ambientes de aprendizagem alternativos, capazes de ajudar até mesmo na inclusão digital. A pesquisa foi primeiramente bibliográfica, trazendo as concepções de alguns pesquisadores sobre o tema proposto e, depois, de campo, com a permanência em sala de aula com os estudantes durante quatro meses, desenvolvendo os conteúdos e aplicando atividades investigativas para coleta de dados que posteriormente foram analisados através de gráficos, quadros e figuras seguidos de textos dissertativos. Os resultados mostraram que o uso do aplicativo Calculadora Financeira HP – 12C contribui significativamente para o ensino da Matemática Financeira e que este pode ser uma boa ferramenta pedagógica, promovendo inclusão digital, além de desmistificar a recusa irrestrita de smartphones e congêneres em sala de aula, requerendo apenas dos professores habilidades com o uso do aplicativo e uma boa compreensão sobre o momento oportuno para utilizar esse recurso.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/369
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_CálculoFinanceiraHp-12.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons