Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/396
Title: A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática
metadata.dc.creator: SOUSA, Helliton Maia
Keywords: Matemática - estudo e ensino;Proporcionalidade;Raciocínio Lógico
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: SOUSA, Helliton Maia. A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática. Orientadora: Aldenize Ruela Xavier. 2015. 58f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/396 Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata de um dos assuntos mais difundidos na cultura de qualquer sociedade: a proporcionalidade. E mostra o interesse em se aplicar certos conceitos da matemática pura ao processo pedagógico do ensino da matemática. Para tanto, utilizamos a resolução de problemas uma ferramenta eficaz ao ensino. O trabalho está dividido em três capítulos, sendo que: no primeiro é defendido a importância da resolução de problemas. Mostrando que ela é desencadeadora de conhecimento e que ao desenvolver o raciocínio lógico proporciona uma aprendizagem sólida e segura em matemática, diferente do ensino baseado em simples repetições de comandos. O capítulo ainda apresenta as quatro etapas de resolução de um problema idealizadas pelo matemático George Polya e o contexto da pesquisa, proporcionalidade um conhecimento básico, abrangente, útil e funcional. O primeiro capítulo finaliza com uma breve reflexão sobre a prática de ensinar. No segundo capítulo, tratamos de questões de proporcionalidade e dos diversos métodos de resolução. Onde, por meio de exemplos genéricos e práticos, são apresentadas, além da teoria, algumas situações envolvendo proporcionalidade. O último capítulo relata o processo de desenvolvimento e avaliação (nos âmbitos: quantitativo e qualitativo) de quatro atividades realizadas em sala de aula. Os resultados das avaliações mostram contribuições significativas ao ensino da matemática.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/396
Appears in Collections:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AResoluçãodeProblemas.pdf6,54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons