Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/396
Título : A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática
metadata.dc.creator: SOUSA, Helliton Maia
Palabras clave : Matemática - estudo e ensino;Proporcionalidade;Raciocínio Lógico
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SOUSA, Helliton Maia. A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática. Orientadora: Aldenize Ruela Xavier. 2015. 58f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/396 Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata de um dos assuntos mais difundidos na cultura de qualquer sociedade: a proporcionalidade. E mostra o interesse em se aplicar certos conceitos da matemática pura ao processo pedagógico do ensino da matemática. Para tanto, utilizamos a resolução de problemas uma ferramenta eficaz ao ensino. O trabalho está dividido em três capítulos, sendo que: no primeiro é defendido a importância da resolução de problemas. Mostrando que ela é desencadeadora de conhecimento e que ao desenvolver o raciocínio lógico proporciona uma aprendizagem sólida e segura em matemática, diferente do ensino baseado em simples repetições de comandos. O capítulo ainda apresenta as quatro etapas de resolução de um problema idealizadas pelo matemático George Polya e o contexto da pesquisa, proporcionalidade um conhecimento básico, abrangente, útil e funcional. O primeiro capítulo finaliza com uma breve reflexão sobre a prática de ensinar. No segundo capítulo, tratamos de questões de proporcionalidade e dos diversos métodos de resolução. Onde, por meio de exemplos genéricos e práticos, são apresentadas, além da teoria, algumas situações envolvendo proporcionalidade. O último capítulo relata o processo de desenvolvimento e avaliação (nos âmbitos: quantitativo e qualitativo) de quatro atividades realizadas em sala de aula. Os resultados das avaliações mostram contribuições significativas ao ensino da matemática.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/396
Aparece en las colecciones: Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_AResoluçãodeProblemas.pdf6,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons