Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/398
Título: | Introdução de funções polinomiais através da resolução de problemas no 1º ano do ensino médio |
metadata.dc.creator: | OLIVEIRA, Melissa Santos de |
Palavras-chave: | Funções (matemática);Funções polinomiais - problemas, questões, exercícios;Matemática - ensino médio |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | OLIVEIRA, Melissa Santos de. Introdução de funções polinomiais através da resolução de problemas no 1º ano do ensino médio. Orientadora: Aldenize Ruela Xavier. 2015. 46f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/398 Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a introdução de funções polinomiais utilizando a metodologia de resolução de problemas considerando as dificuldades em relação à compreensão e aprendizagem desse assunto. São apresentadas algumas definições de problema matemático e os tipos de aprendizagem matemática, segundo Huete e Bravo (2007). É feito um breve relato sobre a origem do conceito de função. São apresentadas sequências de atividades compostas por situações problema em que são explorados os principais conceitos presentes no estudo de funções afim e quadrática. Para auxiliar na elaboração das atividades foi utilizado como fonte de pesquisa o livro A Arte de Resolver Problemas de autoria de George Polya (1887-1985). |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/398 |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_IntroduçãodeFunçõesPolinomiais.pdf | 989,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons