Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/545
Título: Discriminação de espécies de samambaias neotropicais (Polypodiaceae): uma abordagem integrativa.
metadata.dc.creator: Paiva, Darlem Nikerlly Amaral
Palavras-chave: Discriminação de Espécies Botânicas.;FT-NIR;Morfometria;Samambaias Neotropicais;Biologia Integrativa
Data do documento: 21-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: Paiva, Darlem Nikerlly Amaral. Discriminação de espécies de samambaias neotropicais (Polypodiaceae): uma abordagem integrativa. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) – Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 56 p., 2020.
Resumo: A combinação de técnicas capazes de discriminar espécies de plantas de difícil circunscrição é essencial para a compreensão da biodiversidade. O gênero Microgramma C.Presl (Polypodiaceae), por exemplo, devido à grande complexidade de formas associada à ampla área de ocorrência, torna-se um grupo altamente sugestivo à investigação taxonômica. Assim, temos por objetivo propor processos de discriminação em espécies de samambaias neotropicais por meio de ferramentas integrativas de grande interesse no campo científico taxonômico. Utilizamos a Espectroscopia no Infravermelho Próximo (FT-NIR) em 13 espécies (M. baldwinii, M. crispata, M. dictyophylla, M. geminata, M. lindbergii, M. lycopodioides, M. megalophylla, M. percussa, M. persicariifolia, M. reptans, M. squamulosa, M. thurnii e M. vacciniifolia) e análises morfométricas em quatro espécies (M. crispata, M. geminata, M. mauritiana e M. vacciniifolia). Estes são métodos importantes para a discriminação de espécies botânicas em associação com análises multivariadas, como Análise Discriminante, validações cruzadas, Análise Discriminante Canônica (ADC) e Análise de Cluster (AC). Com base em análises multivariadas, a técnica morfométrica suportou a existência de todos os táxons previamente reconhecidos, bem como a Espectroscopia no Infravermelho Próximo (FT-NIR), com a qual recuperamos mais de 95% da previsão correta. Ambas as técnicas aplicadas demonstraram um alto potencial de discriminação entre as espécies propostas, demonstrando que o uso de diferentes abordagens pode favorecer no esclarecimento e discriminação entre grupos controversos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/545
Aparece nas coleções:Dissertações em Biodiversidade (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_DiscriminaçaodeEspeciesdeSamambaia.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.