Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/635
Título: CLUBES DE LEITURA: UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES FORMATIVAS DO CLUBE DE LEITURA LIV/UFOPA NA CIDADE DE SANTARÉM- PARÁ
metadata.dc.creator: PALMA, Sérgio Augusto Santos de
Palavras-chave: Formação;Leitura Literatura;Clube de Leitura
Data do documento: 28-Ago-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PALMA, Sérgio Augusto Santos de. Clubes de leitura: um estudo das potencialidades formativas do Clube de Leitura LIV/Ufopa na cidade de Santarém - Pará. Orientador: Zair Henrique Santos. 2020. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em:. Acesso em:.
Abstract: Reading clubs have been seen as important ways of promoting reading in several countries around the world. Its modes of realization reveal several ways of seeing and thinking about reading in the social environment, among which reading stands out as entertainment or as a utilitarian practice and, in some cases, reading as an instrument for human formation. Within this perspective, this paper aims to present how the activities in a reading club space are reflected in the training process of its participants. This investigation was carried out within the scope of the Ler, Interagir e Viver-LIV-Ufopa reading club, a space in which, in addition to being a researcher, I was also a participant, so that I could monitor the development of actions and the formation of the group. As this theme is still new in Brazil, this study required important base for reflection, which led us to conduct a conceptual survey, through which we present important reflections on reading clubs, reading and training clubs. To conduct our research, we considered both historical-cultural and Critical Theory elements. Thus, starting from the formative perspective as defended by Adorno (1995), we implemented and monitored the activities of the LIV reading club over a year and a half, which, within the actions, points out the difficulties faced by the group, as training potentials, as well as to identify important moments related to the development of the goup, especially of the coordinating team.
Resumo: Os clubes de leitura têm se revelado importantes meios de promoção da leitura em vários países do mundo. Seus modos de realização revelam diversas formas de ver e pensar a leitura no meio social, dentre as quais se destacam a leitura como entretenimento, como prática utilitarista e, em alguns casos, a leitura como instrumento de formação humana. O presente trabalho busca apresentar como a realização das atividades em espaço de clube de leitura reflete no processo formativo dos seus participantes. A investigação foi realizada no âmbito do clube de leitura Ler, Interagir e Viver- LIV/Ufopa, espaço no qual, além de investigador, assumi o papel de participante, para que acompanhasse de perto o desenvolvimento das ações e a formação do grupo. Por se tratar de um objeto ainda pouco estudado no Brasil, a pesquisa necessitou de bases importantes para a reflexão, o que nos levou à realização de um levantamento conceitual, no qual apresentamos reflexões sobre clube de leitura, leitura e formação. Assim, partindo da perspectiva formativa, implementamos e acompanhamos as atividades do clube de leitura LIV ao longo de um ano e meio, o que permitiu apontar, dentro das ações, as dificuldades encontradas pelo grupo, as potencialidades formativas, bem como identificar momentos importantes no desenvolvimento, principalmente da equipe coordenadora.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/635
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ClubesdeLeitura.pdf978,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons