Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/673
Título: Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
metadata.dc.creator: CAVALCANTE, Wilnaianny Lidel Pedroso
Palavras-chave: Construções geométricas;Ensino de Geometria;Origami;Ludicidade;Ensino de Matemática
Data do documento: 21-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CAVALCANTE, Wilnaianny Lidel Pedroso. Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami. Orientador: Lenilson Moreira Araújo. 2020.89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: Acesso em:
Abstract: The objective of this research was to propose activities for the teaching of Mathematics, more precisely for the teaching of Geometry, through geometric constructions with origami. The proposed activities of this dissertation are presented as relevant alternatives for teaching practice, since they make use of paper manipulation, which is very accessible due to its low cost. A bibliographical research was used in this study. The main result was the production of a set of four activities that could be used in math classes to teach geometry in the 9th grade of elementary school. They address some essential geometric contents that must be worked on in the final years of Elementary School according to the Common National Curricular Base. We believe that the activities and the text produced in this dissertation can be interesting and instructive for both those who teach and those who learn.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi propor atividades para o ensino de Matemática, mais precisamente para o ensino de Geometria, através de construções geométricas com origami. As propostas de atividades desta dissertação se apresentam como alternativas relevantes para a prática docente, uma vez que elas fazem uso da manipulação de papel, o qual é muito acessível devido ao seu baixo custo. Foi utilizada neste estudo uma pesquisa do tipo bibliográfica. O principal resultado foi a produção de um conjunto de quatro atividades possíveis de serem utilizadas nas aulas de matemática para ensinar geometria no 9º ano do Ensino Fundamental. Elas abordam alguns conteúdos geométricos essenciais que devem ser trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Acreditamos que as atividades e o texto produzido nesta dissertação possam ser interessantes e instrutivos tanto para quem ensina quanto para quem aprende.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/673
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dis_PropostaDeAtividadesParaOEnsino.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.