Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/725
Título: Desenvolvimento de software educacional e sua aplicação em números especiais
metadata.dc.creator: LOPES, Marcelo de Lima
Palavras-chave: Software Educacional;Aritmética;Números especiais;Aprendizagem
Data do documento: 26-Abr-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: LOPES, Marcelo de Lima. Desenvolvimento de software educacional e sua aplicação em números especiais. Orientador: Mario Tanaka Filho; Coorientador: José Antônio de Oliveira Aquino. 2022.120f.:il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/725
Abstract: The present work was motivated by the need to strengthen knowledge about arithmetic, seeking to achieve better results in the teaching-learning process of Mathematics, because in several cases, among the problems indicated by educators for the low performance of students in mathematics, is the low mastery of basic mathematical operations. The domain of functional programming in Haskell by the proponent, allowed him to develop and present the Senes, an Educational Software for the learning of arithmetic and special numbers. The aim of the research is to verify the influence of the software on the learning of arithmetic. The software would be applied in schools with students of basic education however, due to the pandemic of Covid-19, the application was carried out voluntarily, through the availability of the software on its own web page for this purpose, and disseminated by social networks, where participants could know and make use of the software, and then contribute to the research by answering an electronic questionnaire. For the development of descriptive research characterized as Survey, a questionnaire was applied to participants with open and closed questions, which allowed the participants answers more appropriate to their needs, classifying the present study as qualitative and quantitative due to the types of questions and the consequent analysis of the answers. The results indicated the adequacy of the Senes for the learning of arithmetic by contributing to the practice and apprehension of new knowledge in a relaxed and playful way, also pointed out that educational tools of this type can contribute significantly to improve the quality of mathematical education, because it allows the visualization of the practical application of knowledge, besides involving and attracting the attention of the learner.
Resumo: A aritmética é praticada e estudada há séculos, entretanto, tais conhecimentos não afastaram a realidade atual, onde entre os maiores problemas apontados para os desempenhos insatisfatórios em Matemática, está o baixo domínio das operações básicas pelos estudantes, sendo vivenciado pela experiência educacional do autor, e evidenciado na literatura por Masola e Allevato (2016). Relacionado ao fato supracitado, neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta educacional visando a aprendizagem de aritmética e números especiais como alternativa na busca de facilitar a assimilação dos temas em epígrafe, almejando desta forma, contribuir com a educação matemática. A princípio, o software seria aplicado com estudantes do 7º ano do ensino fundamental em 2 (duas) escolas no município de Santarém, entretanto, em virtude da impossibilidade de reunir estudantes em salas de informática devido a pandemia causada pela Covid-19, a aplicação foi realizada de maneira voluntária, através da disponibilização do software em página na internet e também divulgado pelas redes sociais. Os participantes puderam conhecer e fazer uso do software previamente, contribuindo assim com a pesquisa por meio de um questionário eletrônico. Para o desenvolvimento da pesquisa descritiva, caracterizada como Survey, foi aplicado aos participantes um questionário com perguntas abertas e fechadas, buscando lhes possibilitar respostas adequadas às suas necessidades, classificando o presente estudo em qualitativo e quantitativo devido aos tipos de perguntas e consequente análise das respostas. Os resultados apontaram a adequação do Senes para a aprendizagem de aritmética, indicando a contribuição do programa para a prática e apreensão de novos conhecimentos de maneira descontraída e lúdica. Assinalaram ainda, o fato de ferramentas educacionais deste tipo contribuir significativamente para melhorar a qualidade da educação matemática, por possibilitar a visualização da aplicação prática dos conhecimentos, além de envolver e atrair a atenção do aprendiz.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/725
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesenvolvimentoDESoftwareEducacional.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.