Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/735
Título: O ensino religioso nas escolas públicas municipais da cidade de Santarém, Pará: práticas cotidianas dos agentes sociais do setor de ensino religioso escolar (SERE) (2003-2015)
metadata.dc.creator: PEREIRA, Ivonely de Brito
Palavras-chave: Educação;Ensino Religioso;Laicidade;Sere
Data do documento: 11-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PEREIRA, Ivonely de Brito. O ensino religioso nas escolas públicas municipais da cidade de Santarém, Pará: práticas cotidianas dos agentes sociais do setor de ensino religioso escolar (SERE) (2003-2015) . Orientador: André Dioney Fonseca. 2022. 139f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/735
Abstract: The aim of this research is to analyze the religious education in the municipal public schools of the city of Santarém (PA) between 2003 and 2015, based on the practice of the social agents of the Educational Sector of Religious Education (SERE). The academic and social relevance of the object of study of this dissertation is emphasized by the current political framework of intense discussions and direct attack to the principle of secularism in the country. This kind of attack, which is historically persistent, has escalated since the election of an extreme right-wing president in the year of 2018, who does not demonstrate any commitment to the secularism of our government. The given topic generates solid attempts of religious groups in the recent years and has engaged several researchers. That is the reason of the interest in understanding this situation, based on the educational reality of the city of Santarém. According to the bibliographical and documental investigation, it is possible to establish the historical construction around the secularism of the religious education and of the SERE. In order to analyze the oral sources we adopted the theoretical and methodological framework of the oral History, which epistemological dimension allows the researchers to work with the reminiscences of ordinary people who are important protagonists of History. The field research occurred on-site, during the months of November and December of 2021, and it relied on the participation of five supervisor professors and of the coordinator teacher of the SERE. In this regard, the research data revealed that the subject of religious education in local public schools has been linked to the history of the local Catholic Church in the last decades. It is also noticeable that the principle of secularism was completely disregarded, since a religious institution took precedence in the pedagogical treatment of the themes related to the religious education, to the detriment of other forms of religious expression.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o ensino religioso na rede pública municipal de ensino da cidade de Santarém (PA) entre 2003 e 2015, a partir da atuação dos agentes sociais do Setor de Ensino Religioso Escolar (Sere). A relevância acadêmica e social do objeto de estudo desta dissertação evidencia-se pelo quadro político atual de discussões intensas e de ataque frontal ao princípio da laicidade no país. Esse tipo de ataque, que é historicamente persistente, tem se escancarado desde a eleição de um presidente de extrema direita, no ano 2018, que não demonstra nenhum compromisso com a laicidade de nosso Estado. O tema em questão é gerador de fortes investidas de grupos religiosos nos últimos anos e tem mobilizado diversos pesquisadores, daí o porquê do interesse em compreendê-lo a partir da realidade educacional do município de Santarém. Com base na investigação de caráter bibliográfico e documental, tornou-se possível estabelecer a construção histórica em torno da laicidade, do ensino religioso e do Sere. Para análise das fontes orais, foi adotado o arcabouço teóricometodológico da história oral, cuja dimensão epistemológica permite aos pesquisadores trabalhar com as reminiscências de pessoas comuns que são importantes protagonistas da história. A pesquisa de campo ocorreu de forma presencial, durante os meses de novembro e dezembro de 2021, e contou com a participação de cinco professores-orientadores e da professora-coordenadora do Sere. Nesse sentido, os dados da pesquisa revelam que a questão do ensino religioso nas escolas públicas locais esteve atrelada à própria história da Igreja católica local no decurso das últimas décadas. Constatou-se também que o princípio da laicidade foi completamente desconsiderado, visto que uma instituição religiosa teve preferência no tratamento pedagógico dos temas relacionados com o ensino religioso, em detrimento das outras formas de expressões religiosas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/735
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_OEnsinoReligiosoNasEscolas.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.