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Título: Habilidades sociais: o que pensam os professores de alunos com deficiência no ensino regular
metadata.dc.creator: BARILLAS, Maria Daniela Guzman
Palavras-chave: Cognição docente;Habilidades sociais;Pessoa com deficiência
Data do documento: 26-Ago-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BARILLAS, Maria Daniela Guzman. Habilidades sociais: o que pensam os professores de alunos com deficiência no ensino regular. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/741
Abstract: This research, entitled “Social Skills: What do teachers of students with disabilities think in regular education”, was developed in a Municipal Elementary School in the municipality of Santarém-PA, seven teachers who have students with disabilities included. The objective was to understand the cognitions of elementary school teachers who work in regular classes with students with disabilities on social skills. Specifically, it aimed to: I - Characterize the sociodemographic data of teachers; II - Identify the social skills that teachers consider important to be developed in students with disabilities; III - Understand teaching cognitions about the teacher's role in the development of social skills of students with disabilities. The research is characterized as qualitative, field, exploratory and descriptive. The instruments for data collection used were: sociodemographic questionnaire and semi-structured interview. The data were analyzed using descriptive and technical statistics from the Collective Subject Discourse (CSD) respectively. The results showed that teachers have common sense knowledge about Social Skills, assigning a concept sometimes outside theoretical knowledge, showing that there are many challenges for acting within the school, especially with regard to the development of social skills. On the other hand, participants understand that such skills are important and contribute to the development of children, which can provide better learning, emphasize the relationship between family, colleagues and school for a better performance of the HS of students with and without disabilities , there is a need for training social skills for these teachers as they show interest in participating in a continuing education course aimed at developing social skills within the school context, with an emphasis on students with disabilities, as they believe that this audience can develop better with learning such social skills.
Resumo: A presente pesquisa, intitulada “Habilidades Sociais: o que pensam os professores de alunos com deficiência no ensino regular”, foi desenvolvida em uma escola municipal de ensino fundamental do município de Santarém - PA, participaram da pesquisa sete professores que possuem alunos com deficiência inclusos. O objetivo foi compreender as cognições dos professores do ensino fundamental que atuam em aulas regulares com alunos com deficiência sobre as habilidades sociais. De forma específica, objetivou-se: I – caracterizar os dados sociodemográficos dos professores; II - identificar as habilidades sociais que os docentes consideram importantes para serem desenvolvidas nos alunos com deficiência; III compreender as cognições docentes sobre o papel do professor no desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos com deficiência. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de campo, exploratória e descritiva. Os instrumentos para coleta de dados utilizados foram: questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e técnica do discurso do sujeito coletivo (DSC) respectivamente. Os resultados apontaram que os professores possuem conhecimento do senso comum sobre as habilidades sociais, atribuindo conceito por vezes fora do conhecimento teórico, mostrando que existem muitos desafios para a atuação dentro da escola, principalmente com relação ao desenvolvimento das habilidades sociais. Por outro lado, os participantes compreendem que tais habilidades são importantes, por contribuírem para o desenvolvimento das crianças e proporcionarem um aprendizado melhor, e fazem ênfase à relação entre a família, colegas e escola para um melhor desempenho das HS dos alunos com e sem deficiências, além disso, observou-se que existe a necessidade de treinamento sobre as habilidades sociais para estes professores, pois eles mostram interesse em participar de curso de formação continuada voltado para o desenvolvimento das habilidades sociais dentro do contexto escolar, com ênfase nos alunos com deficiência, pois acreditam que esse público pode se desenvolver melhor com a aprendizagem das habilidades sociais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/741
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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