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Título: A reforma do ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE)
metadata.dc.creator: NEVES, Raimundo Clecionaldo Vasconcelos
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio;Plano Nacional de Educação;Base Nacional Comum Curricular;Políticas Educacionais
Data do documento: 20-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: NEVES, Raimundo Clecionaldo Vasconcelos. A reforma do ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE). Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2022. 83f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/743
Abstract: The stage of schooling called High School has already undergone several reforms and there is one in progress in the current context. In this bibliographic and documentary research, we aim to analyze how the reform of High School took place in the context of the National Education Plan (PNE). The bibliographic survey supported the understanding and explanation of the researched object. The literature review provided the theoretical-methodological definition. Documentary research, carried out based on Law No. 13.415/2017, which deals with the reform of secondary education, above all, the division of the curriculum by training itineraries; the National Education Plan (PNE, 2001 -2010) which defined goals for Brazilian education; the National Plan (PNE, 2014-2024) which articulated the proposal to establish a National Education System and the National Common Curricular Base (BNCC), approved in 2017. The results show that the reform of secondary education is at the heart of other reforms that have taken place in recent years in Brazilian society, such as: labor reform, administrative reform and others.
Resumo: A etapa de escolarização denominada Ensino Médio já passou por diversas reformas e há uma em curso no atual contexto. Nesta pesquisa, do tipo bibliográfica e documental, objetivamos analisar como ocorreu a reforma do Ensino Médio no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE). O levantamento bibliográfico subsidiou a compreensão e explicação do objeto pesquisado. A revisão bibliográfica, proporcionou a definição teórico -metodológico. A pesquisa documental, realizada, a partir da Lei Nº 13.415/2017 que trata sobre a reforma do ensino médio, sobretudo, da divisão do currículo por itinerários formativos; o Plano Nacional de Educação (PNE, 2001 -2010) que definiu metas para a educação brasileira; o Plano Nacional (PNE, 2014-2024) que articulado a proposta de instituição de um sistema Nacional de educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. Os resultados demonstram que a reforma do ensino Médio está entre as reformas ocorridas nos últimos anos na sociedade brasileira. Identificou-se ainda, que há perda dos seus direitos conquistados e há uma negação da ciência, dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade e a efetiva precarização da educação brasileira, transformando-a em mercadoria.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/743
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