Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/758
Título: O protagonismo da biblioteca escolar: ratificando (ou não) a importância do espaço para a promoção da cultura letrada
metadata.dc.creator: FARIAS, Rosilene de Araújo
Palavras-chave: Leitura;Literatura;Biblioteca Escolar;Cultura Letrada
Data do documento: 30-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: FARIAS, Rosilene de Araújo. O protagonismo da biblioteca escolar: ratificando (ou não) a importância do espaço para a promoção da cultura letrada. Orientador: Zair Henrique Santos. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/758
Abstract: School environment has got a space that is supposed to be of privilege to the formation of readers. Unfortunately, it is not what can be seen every day in Brazilian education institutes. Either there is space, but there are not books; or there is both space and books, but there is not pedagogical proposals that bring students closer to the books, raising their interest for reading. In the view of this problem, this research assumes that a well-structured library, with up-todate collections and didactical proposals well defined for motivating reading, can collaborate significantly to the formation of readers at schools. Thus, this research has the aim of revitalizing the public library of the elementary school A Mão Cooperadora, located in the town of Itaituba-Pará, in order to check whether there has been an increase in the formation of reader and what resulting benefits of that contact through the library were. This study is of interpretive and intervention nature, and is made up of three fundamental phases: exploratory, filed research and analysis of material and is supported mainly by the studies of Britto (2012; 2015); Candido (2011); Silva (1984; 1993); Santos (2016); Bértolo (2014); Milanesi (2013) and Todorov (2014). The production and analysis of data used the procedures of qualitative research, by using the following tools: journal, images log, questionnaires and interviews. The research is linked to Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, of Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, and has had The Library William Gabriel with an archive of three thousand books about world literature. Research results have revealed significant expansion in the library attendance by junior and senior elementary students in the library, developing reading and text comprehension skills, as well as an improvement in the interaction and humanization of students.
Resumo: O ambiente escolar possui um espaço privilegiado para a formação do leitor. Infelizmente, não é o que se percebe ocorrer no cotidiano das instituições brasileiras de ensino. Tem-se o espaço, mas não se tem os livros; ou têm-se o espaço e os livros, mas não se têm propostas didáticas que aproximem os alunos dos livros e despertem neles o interesse pela leitura. Considerando esse problema, e com a finalidade de revitalizar e com a pressuposição de que uma biblioteca bem estruturada, com acervo atualizado e propostas didáticas bem definidas de incentivo à leitura pode colaborar significativamente com a formação de leitores nas escolas. Assim, a pesquisa tem como finalidade revitalizar a biblioteca da escola de ensino fundamental A Mão Cooperadora, localizada no município de Itaituba-PA. Essa pesquisa teve como objetivo verificar se houve ampliação na formação de alunos leitores e quais os benefícios resultantes do contato com a leitura através da biblioteca. Este estudo é de natureza interpretativa e interventiva e constitui-se de três fases fundamentais: exploratória, trabalho de campo e análise do material, e se sustenta principalmente nos estudos de Britto (2012; 2015), Candido (2011), Silva (1984; 1993), Santos (2016), Bértolo (2014), Milanesi (2013) e Todorov (2014). A produção e análise dos dados valeram-se dos procedimentos da pesquisa qualitativa, por meio dos seguintes instrumentos: caderno de notas, registros de imagens, questionários e entrevistas, buscou responder a seguinte questão: “uma biblioteca bem equipada, com acervo e equipamentos de qualidade, amparada por ações planejadas de leitura, pode se tornar um centro de disseminação de cultura letrada no âmbito escolar, e assim assumir o protagonismo na formação das pessoas?”. A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa e teve como “produto” final a reconstrução da Biblioteca Willian Gabriel com um acervo de três mil livros, em sua maioria literário. Os resultados da investigação revelaram significativa ampliação da frequência da comunidade e dos alunos do ensino fundamental, menor e maior, na biblioteca, desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão de textos, bem como melhora na interação e humanização dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/758
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_OProtagonismoDaBibliotecaEscolar.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.