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Título: As experiências pedagógicas da implementação da política de educação em tempo integral nas escolas de campo na amazônia paraense.
metadata.dc.creator: VASCONCELOS, Clênya Ruth Alves
Palavras-chave: Política educacional;Educação em tempo integral;Educação do Campo;Programa Mais Educação
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: VASCONCELOS, Clênia Ruth Alves. As experiências pedagógicas da implementação da política de educação em tempo integral nas escolas de campo na amazônia paraense. Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha. 2016. 106 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/786
Abstract: The implementation of the More Education Program in rural schools in Brazil has been a challenge for the Brazilian full-time education policy, a challenge that pass trough the context of pedagogical practice, reflected in the pedagogical organization, in the space-time relation, in the conection of activities between shifts, among other aspects. In this way, this research chose as general objective, the understanding about the pedagogical experiences coming from the implementation of the Program in the schools of the countryside, and had the following specific objectives: to analyze the connection between the pedagogic activities of the school shift and the proposals in the extended shift ; to understand the space-time relationship in the organization of pedagogical activities in the daily life of the school; to analyze the relationship between the expansion of the school day and the academic performance of the students. Regarding the locus of the research, we selected five schools from the countryside of the city of Santarém, State of Pará. As for the subjects of the research, five groups of individuals were interviewed (Teachers, Monitors, Parents, Directors, More Education Coordinator).We assume for the development of this study, the qualitative approach supported in the documentary and field research anchored in the technique of content analysis of Bardin. Considering the questions we propose to analyze, the research revealed the fragility in the articulation of the activities of school time and extended time, by factors related to teachers' resistance to the work of the monitors, lack of elucidation and understanding about the proposal of More Education, lack of qualification and proper preparation of schools to receive the Program. In observance of the space - time relationship, in the schools studied, we highlight improvisation as a factor that characterizes the organization of spaces and times, in the scope of conciliating the activities of More Education to the spaces and times inside the schools. In terms of advances, we pointed out that after the implementation of the Program in schools, the subjects surveyed indicated that the participating students improved their school performance, the interest and interpersonal relationships. We also identify the meaning of school support to the activities carried out by the monitors, strengthening, in this sense, the charitable nature of the proposal.
Resumo: A implementação do Programa Mais Educação nas escolas do campo, tem se constituído um desafio para a política de educação em tempo integral, desafio que perpassa o contexto da prática pedagógica refletindo na organização pedagógica, na relação espaço-tempo, na conexão das atividades entre turnos, dentre outros aspectos. Nesse sentido, esta pesquisa elegeu como objetivo geral, a compreensão sobre as experiências pedagógicas advindas da implementação do programa nas escolas do campo, tendo como objetivos específicos: analisar a conexão entre as atividades pedagógicas do turno escolar e as propostas no turno ampliado; entender a relação espaço-tempo na organização das atividades pedagógicas no cotidiano da escola; analisar a relação entre a ampliação da jornada escolar e o desempenho acadêmico dos estudantes. Em relação ao lócus da pesquisa selecionamos cinco escolas do campo do município de Santarém. Quanto aos sujeitos da pesquisa, foram entrevistados cinco grupos de indivíduos (Professores, Monitores, Pais, Diretores, coordenadora Mais Educação). Assumimos a abordagem qualitativa amparada na pesquisa documental, e de campo ancorada na técnica de análise de conteúdo de Bardin. Tendo em vista as questões que nos propomos analisar a pesquisa revelou a fragilidade na articulação das atividades do tempo escolar e tempo ampliado, por fatores ligados à resistência dos professores em relação ao trabalho dos monitores, falta de esclarecimento e entendimento sobre a proposta do Mais Educação, falta de qualificação e preparação adequada das escolas para receberem o programa. Em observância a relação espaço - tempo nas escolas pesquisadas evidenciamos a improvisação como fator que caracteriza a organização dos espaços e tempos, improvisação esta, no âmbito de conciliação das atividades do Mais Educação aos espaços e tempos no interior das escolas. Em termos de avanços apontamos que após o implemento do programa nas escolas os sujeitos pesquisados indicaram que os alunos participantes melhoraram seu desempenho escolar, o interesse e relacionamentos interpessoais. Identificamos o sentido do reforço escolar às atividades realizadas pelos monitores, reforçando nesse sentido o caráter assistencialista da proposta.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/786
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