Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/827
Título: Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica
metadata.dc.creator: MIRANDA, Débora Santos
Palavras-chave: Alfabetização científica;Abordagem temática;Descargas elétricas atmosféricas;Ensino de física;Temas regionais
Data do documento: 19-Abr-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MIRANDA, Débora Santos. Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica. Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/827
Abstract: This work aims to identify and analyze elements of scientific literacy that emerge from the application of a thematic didactic proposal to work on a theme of atmospheric electrical discharges with a regional Amazonian focus. We seek theoretical support in scientific literacy references and thematic approaches. The proposal for Teaching Physics Through Regional Themes (EFATR) that supports this work is developed in three stages: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. The educational product developed consists of a booklet intended for students and was designed for the application of the thematic proposal in these three stages. The booklet contains an activity guide, a questionnaire for surveying previous knowledge, a motivating text for the presentation of the theme, two questionnaires for deepening, texts collected from other authors that help in the deepening phase and a text of guidelines for the third stage. The application was made in a class of 22 students from the 3rd year of high school at a public school in the urban area of the municipality of Alenquer- PA. In order to answer the question "what elements emerge from the application of a regionalized thematic proposal that can signal contributions to the scientific literacy process of high school students?", we developed a qualitative research using the content analysis methodology proposed by Roque Moraes, at the light of the three structuring axes of Sasseron and Carvalho's Scientific Literacy. In the qualitative analysis of the production of 16 letters and 7 videos produced in the final stage, associated with the analysis of other productions during the first two stages of the proposal, we present the discussions of the elements that gave us indications that the work with regional themes has the potential to promote the CA, especially due to the diversity of resources used that allowed the development of various skills presented by the theoretical references used.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar elementos de alfabetização científica que emergem da aplicação de uma proposta didática temática para trabalhar um tema de descargas elétricas atmosféricas com enfoque regional amazônico. Buscamos amparo teórico em referenciais da Alfabetização científica e Abordagens temáticas. A proposta de Ensino de Física Através de Temas Regionais (EFATR) que ampara este trabalho é desenvolvida em três etapas: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. O produto educacional elaborado consiste em um livreto destinado aos estudantes e foi pensado para a aplicação da proposta temática nestas três etapas. O livreto contém um guia de atividades, um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um texto motivador para apresentação do tema, dois questionários para aprofundamento, textos coletados de outros autores que ajudam na fase de aprofundamento e um texto de orientações para a terceira etapa. A aplicação foi feita em uma turma de 22 estudantes de 3º ano do ensino médio de uma escola pública da zona urbana do município de Alenquer- PA. Visando responder a questão “que elementos emergem da aplicação de uma proposta temática regionalizada que podem sinalizar contribuições para o processo de alfabetização científica de estudantes do ensino médio?”, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa usando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Roque Moraes, à luz dos três eixos estruturantes da Alfabetização científica de Sasseron e Carvalho. Na análise qualitativa da produção de 16 cartas e 7 vídeos produzidos na etapa final, associados com análise de outras produções durante as duas primeiras etapas da proposta, apresentamos as discussões dos elementos que nos deram indícios de que o trabalho com temas regionais tem potencial para promover a AC, especialmente pela diversidade de recursos utilizados que permitiram o desenvolvimento de várias habilidades apresentadas pelos referenciais teóricos utilizados.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/827
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_BelezaNaturalMitosRiscosEProteçao.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.