dc.contributor.advisor1 | MAFRA, José Ricardo e Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T21:14:50Z | |
dc.date.available | 2024-01-19T21:14:50Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maria Elineide do Carmo;SILVA, Rosana Gomes da. A importância dos jogos de potências nas aulas de matemática na turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Salvação da comunidade Peré Salvação – Lago Grande. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2017. 26 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada Em Matemática e Física, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1260 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1260 | |
dc.description.abstract | This article aims to report experiences with the use of math games as
an alternative teaching in a class of 6th grade elementary school. The main objective
is to analyze the importance of the game in teaching power in mathematics classes.
The proposal was developed at the Municipal School Our Lady of Salvation of the
Peré Salvação Community - Lago Grande / Santarém-Pará. They were used as
methodological instruments in mathematical games such as: Domino of the powers;
Bingo of the powers and Wheel (circle) of the powers, the same were like form of
motivation to improve the performance of the students in the classes of mathematics,
with respect to the content on the power. The results showed that it is playfulness
involved in the application of games, it can be a potential and advantageous
instrument as a way of engaging in the teaching process of learning mathematical
concepts. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos de potências nas aulas de matemática na turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Salvação da comunidade Peré Salvação – Lago Grande. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0259347290921771 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-3629-8959 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo relatar experiências com o uso de jogos de
matemática como alternativa de ensino em uma turma do 6º ano do Ensino
Fundamental. O objetivo principal é analisar a importância do jogo no ensino de
potenciações nas aulas de matemática. A proposta foi desenvolvida na Escola
Municipal Nossa Senhora da Salvação da Comunidade Peré Salvação – Lago
Grande / Santarém- Pará. Foram utilizados como instrumentos metodológicos os
jogos matemáticos como: Dominó das potências; Bingo das potências e Roda
(círculo) das potenciações, os mesmos foram utilizados como forma de motivação
para melhorar o desempenho dos alunos nas aulas de matemática, com relação ao
conteúdo sobre potenciação. Os resultados mostraram que a ludicidade envolvida,
quando da aplicação dos jogos, pode ser um instrumento potencial e vantajoso,
como forma de envolver o aluno no processo de ensino-aprendizagem de conceitos
matemáticos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Maria Elineide do Carmo | |
dc.creator | SILVA, Rosana Gomes da | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |