Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias
dc.date.accessioned2024-01-22T22:08:01Z
dc.date.available2024-01-22T22:08:01Z
dc.date.issued2019-04-10
dc.identifier.citationFERREIRA, Antonio Cerino Dias. O processo de construção dos poliedros de Arquimedes: uma visão di nâmica a partir do GeoGebra. Orientador: Aroldo Eduardo Athias Rodrigues. 2019. 50 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1265pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1265
dc.description.abstractThe central theme of this work is Archimedes' Polyhedrons. In it we seek to present the process of construction of these solids from the polyhedrons of Plato. For this, several constructions were realized from the software of dynamic mathematics, GeoGebra. Thus, the central objectives of this work are: to present the process of obtaining Archimedean solids from the Platonic with the visual support of constructions made by us in GeoGebra and to show the main ideas that will allow the reader to try to reproduce these files in ggb format or to produce others for the same purpose. In addition, a brief exposition of the history related to the subject is presented, dealing with correlated subjects and showing who were the main mathematicians involved, especially Archimedes. The proposed objectives have been achieved since the constructions are ready and available to the public in the repository of materials on the official GeoGebra website. It is assumed that the reader of this work already has basic knowledge in the area of Geometry (flat, spatial and analytical), as well as some familiarity with the GeoGebra software interface. This work did not focus on the production of didactic material that could be worked on in basic education classes. However, we seek to create a presentation that allows a professor or undergraduate student to introduce the theme, and it is up to them to define their use of the knowledge acquired, since, although Archimedean Polyhedrons are not part of the content provided in the curriculum of this level of teaching, depending on the approach taken by the teacher, this study can contribute to the development of the reasoning and to the expansion of the spatial vision of school students, skills that are certainly desirable.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPoliedros de Arquimedespt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.titleO processo de construção dos poliedros de Arquimedes: uma visão di nâmica a partir do GeoGebrapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184738498450190pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5676701244367080pt_BR
dc.description.resumoO tema central deste trabalho são os Poliedros de Arquimedes. Nele buscamos apresentar o processo de construção destes sólidos a partir dos poliedros de Platão. Para isso, foram realizadas diversas construções a partir do software de matemática dinâmica, GeoGebra. Assim, os objetivos centrais deste trabalho são: apresentar o processo de obtenção dos sólidos arquimedianos a partir dos platônicos com o suporte visual de construções feitas por nós no GeoGebra e mostrar as principais ideias que permitirão ao leitor tentar reproduzir estes arquivos no formato ggb ou produzir outros com a mesma finalidade. Além disso, é apresentada uma breve exposição da história relacionada ao tema, tratando de assuntos correlacionados e mostrando quem foram os principais matemáticos envolvidos, em especial, Arquimedes. Foram alcançados os objetivos propostos, visto que as construções estão prontas e disponíveis para o público no repositório de materiais existentes no site oficial do GeoGebra. Pressupõe-se que o leitor deste trabalho já possua conhecimentos básicos na área da Geometria (plana, espacial e analítica), bem como alguma familiaridade com a interface do software GeoGebra. Este trabalho não teve como foco a produção de um material didático que pudesse ser trabalhado em turmas da educação básica. Buscamos, no entanto, criar uma apresentação que permitisse a um professor ou estudante de graduação a introdução ao tema, cabendo a estes definirem o uso que farão do conhecimento adquirido, visto que, embora os Poliedros de Arquimedes não façam parte do conteúdo previsto no currículo deste nível de ensino, dependendo da abordagem trazida pelo docente, este estudo pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio e para ampliação da visão espacial de alunos da escola, habilidades que são certamente desejáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorFERREIRA, Antonio Cerino Dias
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples