dc.contributor.advisor1 | DINIZ, Hugo Alex Carneiro | |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T22:08:47Z | |
dc.date.available | 2024-01-22T22:08:47Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | PORTELA, Lissa Nareli dos Reis. Ensino de frações: uma sequência didática para o segundo e terceiro ciclo do ensino fundamental. Orientador: Hugo Alex Carneiro Diniz. 2017. 70 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1269 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1269 | |
dc.description.abstract | The teaching of fractions is one of the greatest difficulties faced by mathematics
teachers in elementary education. And the fractions became something feared by the students.
Some suggest the elimination of this theme from the curriculum, others support. This paper
exposes some discussions on this theme and presents a didactic sequence that involves the
History of Mathematics, the use of fractions disc and learning objects that facilitate the
learning of this content. This sequence is designed for work in the second and third cycle of
elementary education and presents strategies that have provided satisfactory results. In the
construction of the sequence we present some results obtained in the Mathematics Clubs
project, in the exercise of the supervised internship of the undergraduate course and in the
application of a mini-course in a scientific event. It also includes an examination of the
National Curriculum Parameters (PCN) related to rational numbers and specifically fractions.
And a study on what concepts of fractions need to be taught in basic education and what the
need is. We present some reports based on the applications of the script that was being
constructed for the sequence and how difficulties were overcome. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de frações | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Disco de frações | pt_BR |
dc.title | Ensino de frações: uma sequência didática para o segundo e terceiro ciclo do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6566745744928205 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3453735891564506 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de frações é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de
matemática no ensino básico. E as frações passaram a ser algo temido pelos alunos. Alguns
sugerem a eliminação desse tema do currículo, já outros apoiam. Este trabalho expõe algumas
discussões sobre o tema frações e apresenta uma sequência didática que envolve a História da
Matemática, o uso do disco de frações e objetos de aprendizagem que facilitam a
aprendizagem desse conteúdo. Essa sequência permite o trabalho no segundo e terceiro ciclo
do ensino fundamental e apresenta estratégias que proporcionaram resultados satisfatórios. Na
construção da sequência apresentamos alguns resultados obtidos no projeto Clubes de
Matemática, no exercício do Estágio Supervisionado do curso de graduação e na aplicação de
um minicurso em um evento científico. Contempla também um exame dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) relacionado aos números racionais e especificamente as
frações. E um estudo sobre que conceitos de frações precisam ser ensinados no ensino básico
e qual a necessidade. Apresentamos alguns relatos baseados nas aplicações do roteiro que
estava sendo construído para a sequência e como foram vencidas dificuldades que surgiam. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | PORTELA, Lissa Nareli dos Reis | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |