dc.contributor.advisor1 | CABRAL, Alex | |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T20:07:43Z | |
dc.date.available | 2024-01-29T20:07:43Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Derivaldo de Abreu; FARIAS, Josimar Ribeiro. Experimento de baixo custo no ensino fundamental. Orientador: Alex Cabral. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1297 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1297 | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Experimento de baixo custo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Experimento de baixo custo no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2039670343404726 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9461734167915661 | pt_BR |
dc.description.resumo | A necessidade de dinamizar a prática de Ensino, buscando a motivação dos
estudantes e estabelecendo relações na busca de despertar o interesse pela
disciplina, tornando sua relação com a construção do ensino, uma grande conquista
para os discentes e para a sociedade de modo em geral. Essa é uma das formas
que encontramos para a melhoria do Ensino de Física, onde o fator principal é
contribuição na a aprendizagem, de maneira clara e objetiva dando ênfase aos
conhecimentos prévios dos alunos voltados para sua realidade. Este trabalho foi
estabelecido para os alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede
municipal de ensino, no Município de Mojui dos Campos. Trabalhando com
experimento de baixo custo e com matérias reciclados, como estratégia de ensino
alternativo, para auxiliar nas dificuldades que permeiam o Ensino de Ciências
(Física). Foi aplicado um questionário antes e depois do experimento, com objetivo
de adquirir informações positiva do trabalho, percebeu-se que o nível de acertos
aumentou significativamente, após o experimento em sala de aula. Por tanto, é
preciso considerar os conhecimento prévios dos alunos, pois eles estão
cotidianamente em contato com vários conceitos e fenômenos físicos, mostrando a
comprovação científica dos fenômenos de seu cotidiano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Derivaldo de Abreu | |
dc.creator | FARIAS, Josimar Ribeiro | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |