Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Claudir
dc.date.accessioned2024-01-29T20:08:05Z
dc.date.available2024-01-29T20:08:05Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.identifier.citationCAMPOS, Edson Nunes; OLIVEIRA, Junilson Lameira. Estratégias para melhor rendimento no ensino de frações no 6º ano na zona rural. Orientador: Claudir Oliveira. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1299pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1299
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.titleEstratégias para melhor rendimento no ensino de frações no 6º ano na zona ruralpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2524211626235519pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9451-9089pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é levar aos alunos as contribuições do uso de materiais didáticos manipuláveis ao ensino e aprendizagem de frações, fazendo um estudo comparativo entre metodologias diferentes em uma sala de aula. O trabalho foi aplicado em uma turma do 6º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de São Sebastião, Rio Arapiuns, no Município de Santarém-PA. Foi trabalhado o tema de fração levantando questionamentos para a análise após a aplicação do trabalho, visando verificar a eficácia desse método de ensino. Foi adotado métodos diferentes, com materiais concretos, especialmente jogos de frações onde os alunos puderam ter a oportunidade de conhecer e manusear esses materiais. Os resultados foram obtidos através de aulas práticas para um melhor desempenho na aprendizagem. Isso levou os alunos a compreender as contribuições dos jogos para a aprendizagem de conceitos matemáticos, inclusive sobre o conteúdo abordado. Foram apresentados diferentes maneiras de aplicação para o ensino de frações no cotidiano, o que levou os alunos a compreessão da importância do conteúdo para além da escola. Essa proposta se apresentou como alternativa para diminuir as dificuldades encontradas por parte dos alunos em relação ao conteúdo na série em estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorCAMPOS, Edson Nunes
dc.creatorOLIVEIRA, Junilson Lameira
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem