dc.contributor.advisor1 | TANAKA FILHO, Mário | |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T22:13:52Z | |
dc.date.available | 2024-01-29T22:13:52Z | |
dc.date.issued | 2022-07-08 | |
dc.identifier.citation | Menezes, Adriano Araquem Baia. Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1304 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1304 | |
dc.description.abstract | Mathematics is notably one of the subjects with the highest level of rejection by students, and
there are several factors that contribute to this problem. These factors range from lack of
aptitude in the area, to socioeconomic problems of the students, lack of structure of the place
of study, traditionalist classes, etc. It is known, therefore, that a single pedagogical strategy
cannot counteract all this complexity in the teaching process; however, the trends in
Mathematics Teaching and the Ludic Resources applied to Teaching aim to reduce the gap
between mathematical concepts and the students. Thus, the objective of this work is to propose,
apply, and validate a Didactic Sequence (DS), associating Magic Tricks as a ludic resource and
the investigative teaching processes of Mathematical Modeling. As a research methodology and
data analysis, we propose the use of Didactic Engineering and its four phases, which are: 1 -
preliminary analysis, 2- design and a priori analysis, 3- application of a didactic sequence and
4- a posteriori analysis and evaluation. As a result of this study, we have a Didactic Sequence
using magic tricks aimed at teaching Probability, this subject being chosen due to its easy
relationship with Magic Tricks. When applying the DS, we had a great participation from the
students and were able to develop most of the proposed concepts in the activities, having as one
of our biggest problems the application time that we used (80 minutes). | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Truques de mágica | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9657222519371852 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5710278151289710 | pt_BR |
dc.description.resumo | A matemática é notavelmente uma das disciplinas com maior nível de rejeição por parte dos
alunos, existindo diversos fatores que contribuem para essa problemática. Tais fatores
perpassam desde a falta de aptidão na área, e se prolongam até problemas do âmbito
socioeconômico dos estudantes, falta de estrutura do local de estudo, aulas tradicionalistas, e
etc. Sabe-se, portanto, que uma única estratégia pedagógica não consegue contrapor toda essa
complexidade do processo de ensino, todavia, as tendências de Ensino em Matemática e os
Recursos Lúdicos aplicados ao Ensino, visam diminuir a lacuna entre os conceitos matemáticos
e os alunos. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é propor, aplicar e validar uma Sequência
Didática (SD), associando Truques de Mágicas como recurso lúdico e os processos de Ensino
investigativo da Modelagem Matemática. Como metodologia de pesquisa e análise de dados,
propormos a utilização da Engenharia Didática e suas quatro fases, sendo elas: 1 - análises
preliminares, 2- concepção e análise a priori, 3- aplicação de uma sequência didática e 4- análise
a posteriori e avaliação. Como resultado deste estudo, temos uma Sequência Didática utilizando
truques de mágicas voltadas para o ensino de Probabilidade, sendo este assunto escolhido
devido a sua fácil relação com Truques de Mágica. Ao aplicar a SD, tivemos uma ótima
participação dos alunos e conseguimos desenvolver a grande maioria dos conceitos propostos
nas atividades, tendo como um de nossos grandes empecilhos o tempo de aplicação que fizemos
uso (80 minutos). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | MENEZES, Adriano Araquem Baia | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |