Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1TANAKA FILHO, Mário
dc.date.accessioned2024-01-29T22:13:52Z
dc.date.available2024-01-29T22:13:52Z
dc.date.issued2022-07-08
dc.identifier.citationMenezes, Adriano Araquem Baia. Modelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismo. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1304pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1304
dc.description.abstractMathematics is notably one of the subjects with the highest level of rejection by students, and there are several factors that contribute to this problem. These factors range from lack of aptitude in the area, to socioeconomic problems of the students, lack of structure of the place of study, traditionalist classes, etc. It is known, therefore, that a single pedagogical strategy cannot counteract all this complexity in the teaching process; however, the trends in Mathematics Teaching and the Ludic Resources applied to Teaching aim to reduce the gap between mathematical concepts and the students. Thus, the objective of this work is to propose, apply, and validate a Didactic Sequence (DS), associating Magic Tricks as a ludic resource and the investigative teaching processes of Mathematical Modeling. As a research methodology and data analysis, we propose the use of Didactic Engineering and its four phases, which are: 1 - preliminary analysis, 2- design and a priori analysis, 3- application of a didactic sequence and 4- a posteriori analysis and evaluation. As a result of this study, we have a Didactic Sequence using magic tricks aimed at teaching Probability, this subject being chosen due to its easy relationship with Magic Tricks. When applying the DS, we had a great participation from the students and were able to develop most of the proposed concepts in the activities, having as one of our biggest problems the application time that we used (80 minutes).pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectTruques de mágicapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
dc.titleModelagem matemática: o ensino de probabilidade por meio do ilusionismopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9657222519371852pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710278151289710pt_BR
dc.description.resumoA matemática é notavelmente uma das disciplinas com maior nível de rejeição por parte dos alunos, existindo diversos fatores que contribuem para essa problemática. Tais fatores perpassam desde a falta de aptidão na área, e se prolongam até problemas do âmbito socioeconômico dos estudantes, falta de estrutura do local de estudo, aulas tradicionalistas, e etc. Sabe-se, portanto, que uma única estratégia pedagógica não consegue contrapor toda essa complexidade do processo de ensino, todavia, as tendências de Ensino em Matemática e os Recursos Lúdicos aplicados ao Ensino, visam diminuir a lacuna entre os conceitos matemáticos e os alunos. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é propor, aplicar e validar uma Sequência Didática (SD), associando Truques de Mágicas como recurso lúdico e os processos de Ensino investigativo da Modelagem Matemática. Como metodologia de pesquisa e análise de dados, propormos a utilização da Engenharia Didática e suas quatro fases, sendo elas: 1 - análises preliminares, 2- concepção e análise a priori, 3- aplicação de uma sequência didática e 4- análise a posteriori e avaliação. Como resultado deste estudo, temos uma Sequência Didática utilizando truques de mágicas voltadas para o ensino de Probabilidade, sendo este assunto escolhido devido a sua fácil relação com Truques de Mágica. Ao aplicar a SD, tivemos uma ótima participação dos alunos e conseguimos desenvolver a grande maioria dos conceitos propostos nas atividades, tendo como um de nossos grandes empecilhos o tempo de aplicação que fizemos uso (80 minutos).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorMENEZES, Adriano Araquem Baia
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples