Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos
dc.date.accessioned2024-01-30T21:01:32Z
dc.date.available2024-01-30T21:01:32Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCARDOSO, Fernando. O jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médio. Orientadora: Lilian Cristiane Almeida dos Santos. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
dc.description.abstractThis work described the proposal to apply a game for the teaching of Astronomy in a class of 1st year of high school in a public school located in the municipality of Santarém-PA. The research describes the conception and elaboration of the game and its rules, as well as the materials necessary for its construction, in addition to exploring an application in the classroom and the discussion of the results. The objective of the work is to present how the application of a didactic game helps in the teaching of astronomy. To this end, an applied-purpose research was developed, with a descriptive objective, quanti-qualitative approach, bibliographic procedures and intervention actions at school. The main results point to signs of learning about the movements of the Earth, the phenomenon of the seasons, definition of the light year, movements of the Sun and the concept of gravity. Finally, he concluded that the game paves the way for the understanding of more in-depth concepts.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.titleO jogo como instrumento didático no ensino de astronomia: uma proposta para alunos do 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7382782107751169pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2871-7631pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreveu a proposta de aplicação de um jogo para o ensino de Astronomia em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Santarém-PA. A pesquisa descreve a concepção e a elaboração do jogo e suas regras, bem como os materiais necessários à sua construção, além de explorar uma aplicação em sala de aula e a discussão dos resultados. O objetivo do trabalho é apresentar de que forma a aplicação de um jogo didático pode auxiliar no ensino de astronomia. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa de finalidade aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quanti-qualitativa, procedimentos bibliográficos e ações de intervenção na escola. Os principais resultados apontam indícios de aprendizagem sobre os movimentos da Terra, fenômeno das estações do ano, definição de ano luz, movimentos do Sol e conceito de gravidade. Por fim, concluiu que o jogo abre caminhos para o entendimento de conceitos mais aprofundados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorCARDOSO, Fernando
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem