Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1CARVALHO, Hamilton Cunha de
dc.date.accessioned2024-01-30T21:01:42Z
dc.date.available2024-01-30T21:01:42Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMOTA, Rodrigo Fernandes da. O jogo da “roleta das equações algébricas”: um relato de experiência no pibid de matemática da ufopa. Orientador: Hamilton Cunha de Carvalho. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1311pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1311
dc.description.abstractThis paper aims to present a report of the experience of the Mathematics Club Subproject of the Mathematical Applications Laboratory (LAPMAT), linked to the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship (PIBID) of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) at the Federal University of Western Pará (UFOPA), in the period from August 2018 to February 2020. For the realization of this work, the game of "roulette of algebraic equations" was selected, an activity carried out in 2019 in classes of the final years of Elementary School and the last year of High School in a school of the state public network in Santarém-PA, by the Mathematics Improvement Program (PAM), one of the actions within the Math Club of UFOPA, seeking to prepare students for the tests of the System for Evaluation of Basic Education (SAEB) and the Brazilian Mathematical Olympiad of public schools (OBMEP). The activity presented here takes into account the studies of international authors who deal with teaching and learning processes, theory/practice and teacher training, such as Tardif (2012), Nóvoa (2009) and Shulman (2005), along with the records made in reports and reflective diaries from on-site observation. With the application of this activity, we could put into practice the knowledge and acquire experiences that contributed to a new profile as a future teacher.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoleta de Equaçõespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.titleO jogo da “roleta das equações algébricas”: um relato de experiência no pibid de matemática da ufopapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6738307165599911pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744251734923415pt_BR
dc.description.resumoEste artigo visa apresentar um relato da experiência do Subprojeto Clube de Matemática do Laboratório de Aplicações Matemáticas (LAPMAT), vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Para a realização deste trabalho, foi selecionado o jogo da "roleta das equações algébricas", uma atividade realizada em 2019 em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do último ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual em Santarém-PA, pelo Programa de Aperfeiçoamento Matemático (PAM), uma das ações dentro do Clube de Matemática da UFOPA, buscando preparar os alunos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP). A atividade aqui apresentada leva em consideração os estudos de autores internacionais que tratam dos processos de ensino e aprendizagem, teoria/prática e formação de professores, como Tardif (2012), Nóvoa (2009) e Shulman (2005), junto com os registros feitos em relatórios e diários reflexivos da observação in loco. Com a aplicação dessa atividade, podemos colocar em prática os saberes e adquirir experiências que contribuíram para um novo perfil como futuro professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorMOTA, Rodrigo Fernandes da
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples