dc.contributor.advisor1 | PANTOJA, Glauco Cohen Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T21:01:50Z | |
dc.date.available | 2024-01-30T21:01:50Z | |
dc.date.issued | 2022-05-24 | |
dc.identifier.citation | RAMOS, Iasmin Ribeiro. Gênero e raça: um estudo sobre a autoeficácia em física de alunos universitários. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1312 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1312 | |
dc.description.abstract | Self-efficacy beliefs have recently been investigated in studies of physics teaching, and
are relevant for studying the self-evaluation of individuals on perceived performance in
specific tasks. We conducted an exploratory study with 170 students from the
Universidade Federal do Oeste do Pará, in which they were asked to respond to the
following question: “How does self-efficacy, in physics, of students from the
Universidade Federal do Oeste do Pará vary in the dimensions of gender identity and
race/color?”. Results of applying the Sources of Self-Efficacy in Science Courses
questionnaire, translated by us into Portuguese and revalidated with α = 0.94, indicate
moderate mean differences in self-efficacy in physics, in favor of men, with these
variations associated mainly with the source of vicarious experience. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Programa Institucional de Iniciação Científica, modalidade PIBIC/FAPESPA | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Relações de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.title | Gênero e raça: um estudo sobre a autoeficácia em física de alunos universitários | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2470607735819540 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7959130432938834 | pt_BR |
dc.description.resumo | As crenças de autoeficácia vêm sendo recentemente investigadas na pesquisa em
ensino de física e mostram-se relevantes para estudo da autoavaliação de indivíduos
sobre o desempenho percebido em tarefas específicas. Realizamos um estudo
exploratório com 170 estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará para
responder ao seguinte questionamento: “como varia a autoeficácia, em física, de
alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará nas dimensões identidade de
gênero e raça/cor?”. Os resultados da aplicação do questionário Sources of SelfEfficacy in Science Courses, traduzido para português e revalidado com α = 0,94,
indicam diferenças de média moderadas na autoeficácia em física a favor dos homens,
com tais variações associadas principalmente à fonte de experiência vicária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | RAMOS, Iasmin Ribeiro | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |